FOTO de satélite mostra iceberg de 11 milhões de toneladas que ameaça vila da Groenlândia

Novas e deslumbrantes imagens de satélites mostraram o tamanho da ameaça representada para a comunidade pesqueira da Groenlândia por um iceberg de 11 milhões de toneladas que chegou perto da baía.

iceberg

‘Gelo vivo’: iceberg de mais de 6 km desprende-se de geleira na Groenlândia (VÍDEO) | CC0 / PIXABAY

Fotos capturadas pela empresa de imagens de satélite Deimos mostram o iceberg do tamanho de uma montanha perto de Innaarsuit, uma pequena ilha a oeste da Groenlândia com uma população de 170 habitantes. Os moradores dizem que o iceberg, que supostamente possui cerca de 100 metros de altura, é o maior que eles já viram. Há um risco real de que o iceberg se quebre e crie ondas semelhantes a tsunamis que destruiriam cidades próximas.”Este [iceberg] me deixa com medo”, disse o pescador Hans Mathias Kristensen à CNN.

“Meu pai me ensinou que quando um iceberg está preso no chão, o gelo sob as águas fica menor, derrete e acaba se quebrando. Haveria ondas enormes se isso se quebrar.”

iceberg iceberg

​#DEIMOS2 capturou um enorme #iceberg de 11 milhões de toneladas pairando sobre a remota vila da #Groenlândia, Innaarsuit, em 20 de julho

A zona de perigo perto da costa foi evacuada. Em 2017, quatro pessoas morreram após icebergs terem gerado ondas que inundaram territórios no noroeste da ilha.

ANOTE AÍ

Fonte: Sputnik Brasil

Comentários

%d blogueiros gostam disto: