Pesquisar
Close this search box.

JBS, Cargill e Tyson produzem mais gases de efeito estufa do que toda a França

Três empresas de carne – JBS, Cargill e Tyson – emitiram mais gases de efeito estufa no ano passado do que toda a França e quase tanto como algumas das maiores companhias de petróleo, como Exxon, BP e Shell, de acordo com novas pesquisas de três ONGs que estão sendo lançadas junto com o início das principais negociações climáticas da ONU em Bonn, Alemanha, na segunda-feira. A pesquisa usa as emissões corporativas estimadas do gado, usando a metodologia mais abrangente criada até o momento pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

As principais conclusões incluem:

– Apenas 20 empresas de carne e lácteos emitiram mais gases com efeito de estufa em 2016 do que toda a Alemanha, que é de longe o maior poluidor do clima da Europa.

– Se essas empresas fossem um país, seriam o 7º maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, e o setor como um todo é responsável por 15% das emissões totais, empurrando-o acima do transporte.

– As cinco principais empresas de carne e lácteos, incluindo a Cargill e o Grupo Fonterra, emitem mais do que a Exxon.

– Mas poucas empresas de carnes e laticínios calculam ou publicam suas emissões e estão usando técnicas de lobby para retardar a ação climática efetiva e pressionar por um maior controle do mercado.

Os autores observam que os compromissos assumidos pelos governos reunidos em Bonn para que as temperaturas globais não ultrapassem 1,5 graus ou mesmo 2 graus não serão possíveis sem abordar as surpreendentes emissões da indústria da carne e produtos lácteos. Em 2060, o crescimento da produção de carne e lácteos, impulsionado em grande parte por essas empresas e pelo sistema alimentar industrial que representam, poderá ocupar todo o orçamento de emissões globais sob o cenário de aumento de 1,5 grau visado pelo Acordo de Paris.

Devlin Kuyek, pesquisador da GRAIN e autor da pesquisa, destaca: “Na próxima reunião climática da COP23 em Bonn, na Alemanha, as maiores empresas de carne e lácteas do mundo provavelmente contarão uma história diferente.

Eles afirmam que sua produção é necessária para a segurança alimentar mundial, e que, portanto, eles deveriam ser liberados. Isso não é verdade. Essas empresas produzem uma grande quantidade de carne e produtos lácteos altamente subsidiados em um punhado de países onde esses produtos já são super consumidos. Eles então exportam seus excedentes para o resto do mundo, erodindo os milhões de pequenos agricultores que realmente garantem a segurança alimentar e bombardeiam os consumidores com alimentos processados ​​não saudáveis ​​”.

Shefali Sharma, o diretor da IATP Europe disse: “As soluções não são complicadas, mas requerem vontade política. Os fundos públicos devem ser redirecionados para longe das fazendas industriais e para pequenos agricultores e produtores pastorais, ajudando a construir mercados locais de carne e lácteos. Os governos devem ter coragem e previsão para regular as emissões desse sistema globalizado de produção industrial de carne e leite.

Eles devem ajudar a regenerar um planeta, pessoas e e um sistema alimentar amigável. Finalmente, as nações e as populações que consumem, devem reduzir drasticamente sua ingestão industrial de carne e produtos lácteos. Manter o petróleo no solo não é suficiente para evitar mudanças climáticas catastróficas “.

O factsheet da IATP, Grain and Heinrich Boell Foundation em anexo está sob embargo até 11: 00GMT desta segunda-feira, 6 de novembro. O material está licenciado como Creative Commons e, portanto, pode ser republicado. Você também pode ver as tabelas de dados completas aqui.

Foto: stockphotos.com.br

ANOTE AÍ:

Esta matéria nos foi gentilmente cedida por Rita Silva, da AViV Comunicação www.avivcomunicacao.combr 
Tel.: (11) 
4625-0605

Para outras informações e entrevistas:
Devlin Kuyek, GRAIN: devlin@grain.org+ 1-514-571-7702
Shefali Sharma, IATP Europe: ssharma@iatp.org+ 49-177-1469-613

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes