Pesquisar
Close this search box.

A lenda do Curupira, o guardião da floresta

Curupira, ou Currupira, ou Caipora (do Maranhão até o Espírito Santo), é um ente fantástico, forte e ágil de cabelos ruivos, que habita o imaginário das matas brasileiras

Por Zezé Weiss

De cabelos vermelhos, calcanhares virados pra frente e pés virados pra trás, diz-se que o curupira (do tupi curu, curumin – menino, e pira – corpo) às vezes é chamado de moleque, outras vezes de anão com corpo de menino que se dedica a proteger os animais e as plantas das florestas.

Diz-se também que o Curupira é muito, muito ardiloso, que mora na mata e vive fazendo travessuras, e que se vinga dos caçadores e dos destruidores de florestas fazendo com que percam o rumo e esqueçam os caminhos de onde vieram, com ruídos, cantigas e pegadas no sentido contrário.

Mas, segundo os povos da floresta, é difícil o Curupira maltratar alguém, porque ele vive no coração da mata e só ataca quem destrói a casa dele, que é a própria natureza. E quando fica amigo, ele gosta muito de fumar e beber pinga, então é bom deixar alguma oferenda pra ele no caminho.

Também, como o Curupira é muito curioso, dizem que um jeito escapar das suas manhas é fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Dizem que enquanto ele fica entretido com o novelo e a pessoa consegue fugir.

Os índios, os seringueiros, os ribeirinhos e outros povos extrativistas da floresta também o chamam de caboclinho, e o respeitam como um grande guardião da floresta. Os caçadores, os madeireiros e todos os que destroem as matas brasileiras o consideram como um “demônio da floresta” por conta da mania do Curupira de fazê-los esquecer o caminho de volta pra casa, deixando-os perdidos no meio da floresta.

De qualquer forma, pra garantir uma vida em paz com o Curupira, as comunidades ribeirinhas, de seringueiros e outros povos extrativistas, principalmente da Amazônia, costumam deixar fumo e cachaça “de presente” pra ele nos caminhos por onde passam. Assim, ao agradá-lo, às vezes ouvem a advertência de seus gritos longos e estridentes, mas evitam o contato, que pode resultar em pancadas e perda de consciência para quem incomoda o Curupira.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lúcia Resende

Magda, a Xapuri se alegra com seu comentário! Sim, vamos nós, curupiras…Feliz Natal!

Magda Curado Martins

Parabenizo, a nossa Xapuri, por nos deliciar com as lendas da floresta! Ao mesmo tempo, adoraria que, a lenda se tornasse real, e vários curupiras lutassem pela proteção do nosso maior tesouro. Se eles não existem, vamos nós Xapuri!!!

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes