Pesquisar
Close this search box.

Marilena Ferreira Umezu, educadora, vítima do massacre de Suzano: “A favor do porte de livros”

Para Marielle Ferreira Umezu, educadora, vítima do massacre que Suzano, que acreditava na salvação do mundo pela Educação, nosso respeito, nossa homenagem, nossa gratidão.

“Somos a favor do porte de livros, pois a melhor arma para salvar o cidadão é a educação.

‘A favor do porte de livros’: quem era a coordenadora morta por atiradores em Suzano

Defensora dos “livros como melhor arma para salvar o cidadão”, a professora Marilena Ferreira Umezu foi a primeira pessoa a ser baleada na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), na manhã desta quarta-feira.

Os dois atiradores, um rapaz de 17 anos e outro de 25, eram ex-alunos da escola. A professora sorriu ao revê-los cruzando o portão de entrada do colégio onde trabalhava há mais de 10 anos.

Eles responderam com tiros.

São estas as informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e de amigos de Marilena Umezu sobre o ataque ao colégio.

“Os portões estavam abertos e eles foram recebidos pela coordenadora. Eles entraram na escola, atiraram na coordenadora, depois numa segunda funcionaria e depois nos alunos”, disseram as autoridades de segurança paulistas em entrevista coletiva na tarde desta quarta.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil

Os dois atiradores, um rapaz de 17 anos e outro de 25, eram ex-alunos da escola. A professora sorriu ao revê-los cruzando o portão de entrada do colégio onde trabalhava há mais de 10 anos.

Do PortalTerra:

São estas as informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e de amigos de Marilena Umezu sobre o ataque ao colégio.

“Os portões estavam abertos e eles foram recebidos pela coordenadora. Eles entraram na escola, atiraram na coordenadora, depois numa segunda funcionaria e depois nos alunos”, disseram as autoridades de segurança paulistas em entrevista coletiva na tarde desta quarta.

O saldo do ataque, até a publicação desta reportagem, é de 10 mortos — incluindo os dois atiradores, que se suicidaram — e nove feridos, que foram levados para hospitais da região.

Além destes, centenas de alunos, professores e pais estão em estado de choque e tentam entender o que aconteceu.

“A gente está abaladíssimo e os alunos estão desesperados”, diz à BBC News Brasil a professora de português Elo Ferreira, que trabalhou durante uma década com Marilena.

“Ela não era um alvo específico. Era uma pessoa dedicada, querida e fazia tudo pelos alunos. Vivia a educação com intensidade e era generosa, colaborava com coordenadores de outras escolas da cidade”, conta.

Em sua página no Facebook, Umezu fez posts contra a ampliação do acesso a armas
Em sua página no Facebook, Umezu fez posts contra a ampliação do acesso a armas

Foto: Marilena Ferreira Umezu/ Facebook / BBC News Brasil

O choque também é fruto das imagens do massacre, compartilhadas à exaustão em grupos no WhatsApp. Segundo uma aluna, Marilena aparece cercada por uma poça de sangue em um dos vídeos mais compartilhados.

‘Porte de livros’

Alunos confirmam a descrição da professora, que dava aulas de filosofia para o Ensino Médio e foi promovida a coordenadora pedagógica graças à boa relação que mantinha com estudantes e outros professores.

“As únicas lembranças que tenho são dela sorrindo”, diz o ex-aluno Gustavo Santiago, hoje com 20 anos. “Entre os professores no Raul Brasil, ela era uma das com quem me dava melhor, uma das professoras mais queridas”, conta.

Em seus perfis em redes sociais, a professora compartilhava fotos abraçadas às duas netas, a quem descrevia como “meus presentes” e “minhas preciosas”.

Em 19 de janeiro, Marilena tocou no assunto dos armamentos ao compartilhar uma imagem em seu perfil.

Dizia o texto: “Somos a favor do porte de livros, pois a melhor arma para salvar o cidadão e a educação”.

Enquanto estava fora de sala de aula, costumava ser vista na biblioteca, onde aproveitava o tempo livre para aconselhar alunos ansiosos com o vestibular.

“Eu vivia na biblioteca e [ela] sempre foi uma pessoa feliz. Sempre dizia para estudarmos e focarmos no que vinha depois do Ensino Médio”, conta a ex-aluna Isabela Olivetto, que hoje tem 25 anos e ainda chama a antiga professora carinhosamente de “tia Marilene“.

“Ela gostava de ver que os alunos daquele terceiro ano estavam se esforçando bastante para entrar nas [universidades] federais e estaduais”, recorda.

Além das duas netas, a professora deixa marido e filhos.

O que se sabe até o momento

Antes invadirem a escola, os dois jovens atiradores balearam Jorge Antonio Morais, dono de uma locadora de carros onde roubaram o veículo usado para chegar à escola.

Essa primeira vítima passou por cirurgia na Santa Casa em Suzano, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Minutos depois do assalto, segundo a Polícia Militar de São Paulo, os jovens Guilherme Taucci Monteiro, 17, e Luiz Henrique Castro, 25, entraram pela porta da frente da escola onde ambos estudaram. Ali, mataram a tiros a coordenadora Marilena e a funcionária Eliana Regina de Oliveira Xavier.

ANOTE:

Este site é mantido pela venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você contribui com nosso trabalho em defesa da Cultura, da Educação, da Biodiversidade, do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos e da Cidadania.  VISITE NOSSA LOJA SOLIDÁRIA: https://www.xapuriinfo.dream.press/loja-solidaria  Em Formosa, encomende sua camiseta diretamente com Geovana:  61 9 93 52 9191. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.  

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes