Pesquisar
Close this search box.

Mídia Índia: O futuro é através da comunicação

Mídia Índia: O futuro é através da comunicação

Por Mariana Bitencourt/NINJA

Cobertura especial da 1º Assembleia da Aliança dos Guardiões da Mãe Natureza

Pensar no futuro da Mãe Natureza significa pensar em quem serão os futuros Guardiões. A juventude indígena grita por voz e ocupação de espaços. E é através da internet e das novas tecnologias do século XXI que Erisvan Bone e outros jovens indígenas do Povo Guajajara do Maranhão criaram a Mídia Índia, página do Facebook que busca promover comunicação feita por indígenas e para indígenas.

“Neste mundo moderno, indígena usa tecnologia, tanto no celular quanto no carro, mas não significa que esqueceram da própria cultura. E isso nós, jovens, temos que continuar. Temos que estar juntos, para manter nossa cultura e para viver mais. Se perdemos a cultura, perdemos a natureza”, explica Beptuk Mutuktire, liderança jovem do Povo Kayapo.

Pensando a necessidade de explorar a empolgação da juventude, a Mídia Índia foi o meio encontrado, através da comunicação, para mostrar para o mundo a vida dos indígenas brasileiros, de maneira diferente da forma negativa e preconceituosa veiculada pela mídia tradicional. Erisvan Bone e outros jovens companheiros indígenas sentiram a necessidade de criar uma plataforma que mostrasse a verdadeira história, culturas e tradições de todos os Povos Indígenas do Brasil.

Erisvan Bone, Guajajara responsável pela página Mídia Índia, durante transmissão ao vivo Foto: Mídia NINJA

Inserida em um projeto ainda maior, o Coisa de Índio, a Mídia Índia começou oficialmente em abril de 2017, no Acampamento Terra Livre, e nasceu com o objetivo de “mostrar nossa cultura sem precisar que o branco fale por nós”, afirma Erisvan, jovem que tem 27 anos e é formado em jornalismo pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

Oficinas e capacitações de texto, fotografia, vídeo e zine já foram produzidas com os Guajajara, sempre com a intenção de emancipar a juventude indígena e torna-la capaz de registrar a cultura e dar voz às reivindicações de seu povo. “Tudo o que a gente faz quando sai de casa, a gente volta e mostra pro pessoal, explica o que aconteceu e ensina as questões políticas. Com isso, damos retorno à nossa comunidade e eles se sentem valorizados”, explica Erisvan.

Filmes trazidos pelos indígenas presentes na Assembleia da Aliança dos Guardiões da Mãe Natureza eram exibidos durante a noite em sessão Foto: Mídia NINJA

A partir de agora, o objetivo é buscar a maior quantidade possível de colaboradores, indígenas de todos os cantos do Brasil são mais que bem-vindos para somar no projeto de comunicação indígena.
Como reforçado pelo ancião Paulinho Paiakan (BRA), do Povo Kayapo, “nós já lutamos, fizemos parte da história, agora é hora dos jovens continuarem lutando”. Esse é um dos maiores aprendizados da Grande Assembleia, pensar no futuro. Valorizar a juventude e orientá-los para serem os próximos líderes Guardiões da Mãe Natureza.

Fonte: Mídia NINJA

Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes