Pesquisar
Close this search box.
Mudanças climáticas

Mudanças Climáticas: Por que imagens sem seres humanos não são as mais adequadas para ilustrar as causas do aquecimento global

Mudanças Climáticas: Por que imagens sem seres humanos não são as mais adequadas para ilustrar as causas do aquecimento global

Agora feche os olhos e tente imaginar a mudança climática – uma das crises mais prementes de nossa geração. O que vem à sua mente? Fumaça saindo de usinas de energia? Painéis solares? Um urso polar desnutrido? Isso é problemático, diz o psicólogo Adam Corner, diretor da Climate Visuals, organização que tem como objetivo revitalizar a linguagem visual da mudança climática. “Imagens sem pessoas são incapazes de contar uma história humana”, avalia. E essas imagens que povoam o imaginário popular podem ser grande parte do motivo pelo qual tão pouca gente está priorizando a ação climática.

Mudanças climáticas
AULIA ERLANGGA/CIFOR | … comparadas a uma fotografia como esta, que revela o impacto humano e local da poluição

A mudança climática tem um problema de representação inerente. Embora você consiga visualizar claramente a poluição por plástico ou o desmatamento, a mudança climática é menos óbvia: os gases que causam o aquecimento global, como o dióxido de carbono e o metano, são incolores. Além disso, seus impactos demoram a aparecer e nem sempre são visualmente impressionantes.

Mudanças climáticas
GETTY IMAGES | Como a maioria das pessoas não está familiarizada com a aparência dos corais, estudos mostram que uma imagem como esta, de branqueamento de corais, tem menos impacto…

Mudanças climáticas
NPS | … do que uma foto como esta, que mostra uma pessoa real fazendo pesquisas sobre o impacto das mudanças climáticas em um coral

Na década de 1990, jornalistas, políticos e outros formadores de opinião começaram a usar um tipo de imagem que nos ajudaria a entender a situação. Mas que agora precisa ser renovada.

Por um lado, os impactos climáticos hoje são mais evidentes: basta tomar como base a frequência dos incêndios florestais, das inundações costeiras, das secas e ondas de calor. Além disso, para o público em geral, as imagens “tradicionais” não são tão atraentes, o que reforça a necessidade de modernizar sua linguagem visual.

Ao questionar se haveria uma maneira melhor de contar a história da mudança climática, a Climate Visuals testou o efeito que imagens simbólicas sobre o clima – como a de um urso polar debilitado vagando por uma pequena calota de gelo – realmente tinham.

Mudanças climáticas
GETTY IMAGES | Embora emblemática, a imagem de um animal que a maioria das pessoas nunca viu, vivendo em um lugar onde nunca esteve, pode não ser tão eficaz…

Mudanças climáticas
SGT BILL HUNTINGTON | … como esta foto da busca por sobreviventes do Furacão Katrina, que ilustra o impacto da mudança climática em um ambiente mais fácil de reconhecer

Após uma pesquisa que envolveu a participação de grupos em Londres e Berlim e um questionário online com mais de três mil pessoas, a equipe concluiu que simpatizamos mais com imagens de rostos reais – como trabalhadores instalando painéis solares, equipes de resgate ajudando vítimas de furacões ou agricultores construindo sistemas de irrigação mais eficientes para combater a seca.

Também ajudou quando as fotografias exibiam paisagens locais ou familiares ao espectador, e quando ilustravam impactos emocionalmente poderosos da mudança climática. Além disso, os participantes do estudo foram céticos em relação a fotos “encenadas” e com a presença de políticos.

Mudanças climáticas
GETTY IMAGES | Os pesquisadores perceberam que imagens como esta geralmente não causam tanto impacto no espectador…

Mudanças climáticas
DENNIS SCHROEDER / NREL | … como esta, considerada intrigante e que motivou os participantes a querer saber mais sobre energia solar

 

A missão da Climate Visuals não é totalmente nova. Por mais de uma década, acadêmicos analisaram a forma como ONGs e governos representaram a mudança climática visualmente, avaliaram como o público reage a diferentes tipos de imagens e apresentaram novas abordagens. A inovação, neste caso, está na criação da maior biblioteca de imagens climáticas do mundo com base nas lições aprendidas.

Mudanças climáticas
GETTY IMAGES | Os estudos mostram ainda que uma foto como esta, que destaca um comportamento individual, pode gerar uma reação defensiva no espectador…

Mudanças climáticas
QILAI SHEN / PANOS PICTURES | … enquanto uma imagem impressionante como esta, que ilustra a produção de carne com alto teor de emissões em larga escala, foi mais eficaz

E, para o bem ou para o mal, não é mais difícil encontrar fotografias com viés humano sobre as consequências da mudança climática. “As histórias que precisamos contar estão ao nosso redor de uma forma que não se encontravam há 20 anos, quando o urso polar se tornou um ícone”, diz Corner.

ANOTE AÍ:

Leia a versão original desta reportagem (em Inglês) no site BBC Future.

Fonte: BBC Brasil

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes