Desde o seu lançamento em 1959, a Barbie segue como a boneca mais vendida do mundo. Mas não é nenhuma novidade que ela possui padrões totalmente irreais, o que aos poucos está sendo mudado por sua fabricante.
Ainda sim, é difícil encontrar brinquedos que representem as crianças que possuem limitações físicas ou condições raras. Pensando nisso, a artesã e empresária americana Amy Jandrisevits resolveu criar bonecos personalizados que possuem as mesmas características dos pequenos que não se vêm nas prateleiras das grandes lojas.
Ela é ex-assistente social de uma unidade de oncologia pediátrica e durante o tempo em que desempenhou a função, criou uma terapia com bonecos para ajudar crianças no período em que estavam no hospital.
Foi assim que ela notou a falta de representatividade dos brinquedos usados, que sempre generalizavam a ideia de perfeição. “O quadro geral é que nós, adultos, prestamos um desserviço às crianças em relação à representação. Acredito sinceramente que as bonecas devem se parecer com seus donos e devem estar disponíveis em todas as cores, gêneros e tipos de corpo”, afirma.
Crianças com membros prejudicados, albinismo, marcas de nascença e outras limitações agora tem a chance de se verem nos bonecos criados por Amy. Os brinquedos ganharam o nome de A Doll Like Me (ou boneco igual a mim) e já são sucesso absoluto.
Cada boneco custa em média 100 dólares (cerca de R$ 371,10) e a página dedicada ao negócio no Facebook já possui mais de 20 mil curtidas. “Me sinto humilde, grata e animada para continuar costurando, para que as crianças possam olhar para o doce rosto de um boneco e ver o seu próprio”.
Fonte: Vida e Estilo
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826. Camiseta Renato Russo
Comentários