Pesquisar
Close this search box.
O calendário Ashaninka, segundo os hábitos dos animais

O calendário Ashaninka, segundo os hábitos dos animais

O calendário Ashaninka, segundo os hábitos dos animais

Para o povo indígena Ashaninka, que vive nas terras do Acre, uma maneira de marcar a passagem do tempo e de orientar-se nele, para saber em que período da estação se está, é observar os hábitos dos animais.

O calendário Ashaninka, segundo os hábitos dos animais

Os Ashaninka sabem, por exemplo, da chegada do verão pelos cantos do kaawa (sapo-canoeiro), do kôpero (surucuá ou dorminhoco, Trogon sp.) e do owiiro (espécie de gavião). A jia, com seu canto que atravessa as noites úmidas do inverno, é uma das primeiras a anunciar a chegada do tempo das águas.

E assim, observando elementos de diferentes domínios da natureza e operando os respectivos conhecimentos acumulados, transmitidos oralmente e aprimorados de acordo com o interesse e a curiosidade individuais, os Ashaninka criaram seus mecanismos de o

rientação temporal e o calendário Ashaninka.

Erotsi. Papagaio-estrela. É a época de postura do papagaio. Alguns já estão começando a chocar. Quando o kotatoki (joão-mole) está com as folhas amarelando, o papagaio está chocando.  Quando todas as folhas já caíram, os filhotes estão nascendo. Quando o kotatoki está cheio de folhas, os filhotes estão empenados e prontos para voar (agosto-setembro).

Tsitxoki.Periquito-estrela. Quando desponta o botão da flor do mapiitoshi (arbusto com cerca de 1,5 metros de altura, também referido como iyomawo tsitxoki “medidor d

e periquito”), o periquito está nascendo. Quando a fruta da topa está se partindo ao meio para que

as sementes saiam, o filhote de periquito já está bom para ser apanhado e criado. Isso ocorre durante o mês de setembro.

Kemari. Anta. Quando a biorana (kapariki) está com fruta madura, no meio da estação chuvosa, a anta está com filhote. Esse período corresponde aos meses de janeiro e fevereiro.

Samani. Paca. No final da estação seca, por volta de outubro, a paca está com filhote.

Shima. Curimatã. Quando o hayriki (espécie de árvore) está com sementes, a curimatã está ovada. Isso ocorre no final da estação seca, durante o mês de outubro. Desova na estação chuvosa, com as primeiras águas. Ela desce o rio para escolher o lugar para a desova. Aquelas que estão no lago saem com as primeiras enchentes para desovar, ficando apenas os machos. Depois da desova, elas sobem o rio novamente.

Kenpitsi. Bode. O medidor dele é a urtiga-da-beira-do-rio. Quando essa espécie de urtiga está com sementes, o kenpitsi está ovado. A desova dá-se entre os meses de julho e agosto.

Kitayriki. Porquinho. Quando a fruta da jarina está madura, no mês de agosto, o porquinho está gordo.

Kaawa. Canoeiro. Eles só cantam durante a estação seca. Nas primeiras semanas do verão (maio), cantam no alto das árvores, anunciando a chegada da nova estação. Em meados de junho, começam a descer em direção à beira do rio, aonde chegam no meio do verão (julho). Cantam do começo da noite até a chegada da madrugada, quando se acasalam. Cavam buracos rasos e largos, na beira da água, para desovar. O canoeiro é o primeiro a anunciar a chegada da estação seca e a anunciar que é tempo de fazer roçado.

Amikomotsi. Alencó (espécie de pássaro). O alencó canta quando os lagos estão secando, no final da estação seca (setembro).

Mããki. Cobra.  Quando a cana-brava está soltando pendão (sawopi: haste da flecha), as cobras estão com filhotes. Isso ocorre quase no meio da estação chuvosa, durante o mês de dezembro.

Shawo. Cutia. No ano em que a cutia engorda, dá grande alagação.

NOTA: Informação extraída da “Enciclopédia da Floresta”, organizada por Mauro Almeia e Manuela Carneiro da Cunha, no Vale do Juruá, Acre.


[authorbox authorid=”” title=”Sobre a Autora”]


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes