Seu cachorro realmente entende o que você está falando, diz estudo

Pesquisadores descobriram que os animais conseguem perceber quando você está, de fato, elogiando eles

Quem tem cachorro sabe: tem horas em que dá para ter certeza que o bichinho entende o que você está falando. Isso acontece porque, de fato, o animal está te compreendendo. Um estudo da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, constatou que o melhor amigo do homem consegue sim entender o que é dito pelo dono.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores treinaram 13 cachorrinhos a fazer o truque mais velho do manual de adestradores: deitar. Isso era necessário porque os animais tinham que ficar o mais estáticos possíveis para que a ressonância magnética conseguisse ler o cérebro dos bichos com o máximo de precisão.

Depois de ensinar o truque, os pesquisadores fizeram os donos lerem frases em diferentes contextos: frases positivas com entonação positiva, frases positivas com entonação neutra, frases neutras com entonação neutra e frases neutras com entonação positiva. “Frases neutras”, no caso, significam palavras que não fazem sentido algum – mas soam muito parecidas com frases de incentivo. Como o estudo é húngaro, eles usaram como uma de suas frases positivas “azaz” (isso mesmo!), e como uma das neutras “akár” (e se). Se fossemos traduzir para nossa realidade, teríamos algo como “parabéns, cachorrão” e depois “seis bebês e um vagão”.

O que os pesquisadores descobriram é que o cérebro dos animais liberava dopamina em níveis maiores quando o dono falava algo legal em um tom de voz agradável. Ele percebia que a frase não era qualquer coisa, e seu sistema cerebral o recompensava.

O estudo fez com que os pesquisadores descobrissem que, assim como no caso dos humanos, os cães costumam utilizar o lado direito do cérebro para analisar os tons de voz que ao seu redor, e o lado esquerdo para focar no que está sendo dito em si; fazendo um balanço dessas duas análises para chegar à conclusão de como reagir à frase em questão.

Isso não significa que se você xingar um cachorro com tom de voz amigável, ele não vai abanar o rabo para você. Significa que se você usar o mesmo xingamento, diversas vezes com o mesmo tom carinhoso, ele vai interpretar que aquela palavra é um elogio. Os animais formam seu vocabulário de palavras negativas e positivas justamente com base no tom de voz dos donos.

Os pesquisadores registraram o processo em um vídeo curto – e fofo. Você pode conferi-lo abaixo (para assistir com legendas em português, basta clicar na engrenagem, depois selecionar a opção “legendas/CC”, e depois clicar em “traduzir automaticamente”).

Fonte Super Interessante

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprandoduas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Camiseta Chico Mendes 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.