Pesquisar
Close this search box.

O sonho da semente peregrina

O sonho da semente peregrina

Sou uma semente peregrina. Venho de um tempo muito distante. Minhas ancestrais, chamadas angiospermas, brotaram há pelo menos 100 milhões de anos, inaugurando um capítulo da história da Terra denominado Cretáceo…

Por Altair Sales Barbosa 

Dispersada inicialmente pelo vento, cobri o planeta de clorofila. Quando me originei, a Pangeia já estava fragmentada em Laurásia e Gondwana, há 70 milhões de anos. Na época, eu também fui para o Norte e para o Sul, como um tapete macio, esperando o pisoteio dos recém surgidos mamíferos. Algum tempo depois, o planeta fragmentou-se em unidades menores, formando os continentes atuais. A partir de então, fiquei isolada dos meus ancestrais e na nova terra me adaptei a cada ambiente. Adquiri feições particularizadas, dando origem a várias outras plantas, que hoje os botânicos classificam como espécies endêmicas.

Do alto das grandes árvores, pude presenciar a transformação do planeta. Presenciei o nascimento do homem, e vi este se esparramar pelo mundo, conquistando de forma acanhada, depois de forma violenta, os espaços que eu e minhas irmãs preparamos para ele e para os outros animais. Presenciei a extinção de vários parentes, nossas matrizes, pelas ferramentas e tecnologias que o homem foi inventando.

Um belo dia entrei em estado de dormência e acordei com um pesadelo horrível. Sonhei que o planeta Terra havia ficado estéril e eu me encontrava dentro de uma grande estufa, num canto qualquer de uma estação espacial. No meio do meu sonho, cheguei a ouvir o som de uma viola. Senti naquele momento uma grande dor e chorei de saudade da terra. Acordei encharcada pelas lágrimas doloridas. Hoje, com os olhos lacrimejando, lhe imploro para me semear em algum cantinho fértil deste pequeno planeta, antes que meu sonho se torne realidade.

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri 81


[3d-flip-book mode=”fullscreen” id=”95439″][/3d-flip-book]


[button color=”green” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/revista/”]QUERO ASSINAR[/button]


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Even Naschaim

A coisa que você fez é realmente ótima. Eu costumava ouvir muitas histórias como essa e elas continuam me inspirando. Espero que você tenha sucesso nesses começos. Você sabe, eu ficaria feliz em assinar o seu blog ou algo assim, talvez um podcast. Seria bom ouvir sobre sua experiência. Mas não as chamadas – sou a pessoa que prefere bloquear chamadas. Aqui está até um artigo sobre isso:https://www.rastreador-de-celular.com/bloquear-chamadas/

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes