Pesquisar
Close this search box.

Pumas raros encontrados na Caatinga de Pernambuco

Pumas raros são encontrados pela 1ª vez na Caatinga de Pernambuco

 A presença de uma família rara de pumas multicoloridos (Puma yagouaroundi) foi registrada pela primeira vez na região da caatinga de Pernambuco, em Santa Cruz do Capibaribe (a 193km de Recife). As imagens inéditas no mundo captaram uma ninhada com três filhotes com dois padrões de coloração e os pais de cores diferentes.
Segundo pesquisadores, o padrão comum dos pumas iaguarundis é que a ninhada tenha a mesma coloração. Outro fato raro é que a cor predominante desses animais na região Nordeste é a vermelha, e nesta família há três membros com cor cinza.
As imagens inéditas mostram que o grupo é formado por mãe na cor vermelho, pai de cor cinza, um filhote na cor vermelha e dois na cor cinza. O professor da Universidade Estadual do Maranhão e coordenador do projeto Gatos do Mato do Brasil, Tadeu Gomes de Oliveira, explica que a coloração vermelha nos pumas é recessiva, ou seja, para nascer um filhote com a esta mesma cor, os pais teriam de ter a pelagem vermelha também.
“Esse é um registro único porque não existe foto desse bicho captada na natureza e nem em zoológico nenhum do mundo com ninhada multicolorida numa mesma cria”, explica Oliveira.

O registro foi feito pelo projeto Bichos da Caatinga, que monitora animais que vivem no agreste de Pernambuco

O coordenador do projeto Bichos da Caatinga, Bruno Bezerra, conta que a descoberta da família rara de pumas ocorreu depois que o proprietário de uma fazenda no município de Santa Cruz do Capibaribe pediu ajuda ao grupo para descobrir qual animal estava atacando filhotes de cabras e outros de pequeno porte na sua propriedade.
As câmeras ficaram junto de antigos bebedouros que não secaram, apesar da forte estiagem que a região enfrenta pelo 6º ano consecutivo. Por conta da seca e da caça ilegal de animais que são presas dos pumas yagouaroundis a área está com desequilíbrio e, certamente, eles estão atacando cabritos para matar a fome.”
Os pumas yagouaroundis são “primos” dos Pumas concolor, felinos selvagens encontrados em toda a América. A espécie yagouaroundis “não é mais abundante no Brasil”, mas há registros em todas as regiões do país, menos no pantanal matogrossense, segundo o projeto Gatos do Mato do Brasil.
Eles pesam cinco quilos, em média. Não existem dados sobre a quantidade desses animais no Brasil, porém Oliveira afirma que “eles são raros pela quantidade em comparação a outros felinos existentes no país.”
“O mais abundante é gato maracajá ou jaguatirica (Leopardus Pardalis)”,  destaca o professor.
A espécie tem padrão de cores vermelho (amarelada e alaranjada) e do cinza azulado claro ao quase preto. Na região da Caatinga do Nordeste predomina a cor vermelha nesses animais, já a cinza é menos comum. Na Amazônia, a cor cinza é a mais frequente.

Seca leva pumas para áreas rurais

O habitat do puma yagouaroundis é em áreas com vegetação natural e não é comum seu contato com áreas de rural de plantações. Segundo Oliveira, eles são animais selvagens e de hábitos solitários. “Nesta época de extrema seca não duvidamos que esses animais estão se aproximando dessas áreas em busca de água e alimentos.”
O Nordeste vem sofrendo estiagem severa há seis anos. Para se ter ideia da situação da seca, a barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, secou. A barragem abastecia 15 cidades pernambucanas, dez delas agora estão recebendo água por meio de carros-pipa.
“O desmatamento, a escassez de água e alimentos, esses animais estão se aproximando do ambiente mais próximo de humanos. Por sobrevivência, se não tem água ou presas na mata, os animais vão buscar onde tem”, explica Bezerra.
Oliveira destaca ainda que os pumas yagouaroundis se alimentam de roedores, lagartos, cobras, aves, coelhos e outros animais de pequeno porte com até cerca de 400g e que solicitou que a equipe investigue se os pumas estão atacando eventualmente animais que não fazem parte da dieta deles.

Esta matéria, assinada por Aliny Gama, foi veiculada no site   https://noticias.uol.com.br/…/familia-de-pumas-raros-e-regi… As fotos são do projeto Bichos da Caatinga.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!

 

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eduardo Pereira

Salve, Batista, estamos em viagem. Chegando a Formosa fazemos contato via zap. Boas Festas!

Batista Carvalho

Olá pessoal, me chamo Batista Carvalho, e venho liderando uma equipe de 06 pessoas onde eu e meu irmão somos fotógrafos de natureza e estamos tentando constatar a existência ou nao do gato vermelho na serra da Micaela em Jaguaribara Cê.
Gostaria de manter contato com vocês para troca de experiências .
batistacarvalho.z@gmail.com e WhatsApp ,,085997636370..
Aguardo contato abraços

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes