Pesquisar
Close this search box.

Raoni: “O inominável é mentiroso. É doido!”

Raoni: “O presidente é mentiroso. É doido!”

O inominável, desrespeitoso, ataca os costumes  e as tradições de Raoni: “usa tampa de nescau no beiço e o doido sou eu”.

Por Ana Patte

Atacado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante discurso na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (24/09/2019) da semana passada, em Nova York, o cacique caiapó e líder indígena Raoni Metuktire reagiu às provocações, neste domingo (29/09/2019), em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo: “Bolsonaro é mentiroso. Ele é doido”.

A declaração do cacique foi em resposta à repórter, que perguntou se ele sabia porque o presidente afirmou, na ONU, que o indígena havia sido “cooptado” e usado como peça de manobra por governos estrangeiros na sua guerra informacional para avançar seus interesses na Amazônia”.

De acordo com o caiapó, Bolsonaro não sabe do que fala. “Ele nunca conheceu minha luta, a minha história”, ressaltou. Para ele, o que o presidente faz é um “incentivo para as pessoas que estão queimando a Amazônia”.

O programa abriu a reportagem ressaltando que Raoni tem um “longo histórico de defesa dos povos indígenas e é um líder reconhecido mundialmente há décadas”.

A reportagem informou, ainda, que o cantor britânico Sting, após os ataques de Bolsonaro, ligou para Raoni em solidariedade. E mostrou o cacique em audiências com ministros, presidentes, príncipes e outras lideranças mundiais, como o papa.

Apoio dos caciques
Na volta ao Brasil, após a assembleia da ONU, Bolsonaro voltou a atacar o líder indígena. “Não existe mais o monopólio do Raoni. O Raoni fala outra língua, não fala a nossa língua. É uma pessoa que tem a idade avançada. Nós vamos respeitá-lo como cidadão, mas ele não fala pelos índios. Cada tribo indígena tem um cacique”.

Foi a vez de a reportagem exibir depoimentos de alguns caciques, como o líder yanomami Davi Kopenawa, que também se solidarizaram com Raoni e defenderam sua indicação para o Prêmio Nobel da Paz.

Fonte: Brasília Acontece  Metrópoles Edição Xapuri

Agência BrasilAgência Brasil 
 

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes