Pesquisar
Close this search box.

Ciência e sabedoria popular: afroempreendedor cria cosméticos inspirados na ancestralidade africana

Ciência e sabedoria popular: afroempreendedor cria cosméticos inspirados na ancestralidade africana

A beleza natural é a que mais faz sentido. O cabelo crespo é o estilo original de fábrica e evitar agressões químicas aos fios, dá aquela sensação de estar em dia com o respeito ao corpo. Imagine então, se somado a esses cuidados, você pudesse incluir na sua rotina de beleza, cosméticos baseados no conhecimento ancestral africano?
O empresário João H. Di Sá, do Rio de Janeiro, é dono da Sassam Cosméticos.  A marca oferece produtos como sabonetes vegetais, buchas de banho e perfumes vegetais com óleos de essências de flores.
Ele pratica autocuidado com foco na saúde desde da adolescência, porém foi um estágio área da engenharia de fábrica que lhe rendeu alguns conhecimentos necessários para criar seus próprios produtos.

 

Eu conversei com ele para entender melhor o seu trabalho tão carregado de propósito:
Você mesmo manipula os produtos ? Como você iniciou esse trabalho ?
Percebo que nosso corpo não é uma máquina mas todo chão fábrica e que acima disso somos ecossistemas biológicos e interativos completos. Termino minha formação técnica e dentre as competências adquiridas escolho usar a qualidade e gestão de recursos para desenvolver meus próprios produtos. Comecei adquirindo hábitos comuns, como água com limão todas as manhãs, práticas de meditação e estudos. Entendendo os cuidados necessários para evitar contaminações e maior vida dos produtos eu me propus a produzir toda minha linha de higiene íntima, 7 anos se passaram e com as soluções desenvolvidas para mim e minha família eu crio a Sassan.

A ancestralidade é uma parte importante da sua produção. Como você faz essas pesquisas ?

Fui criado por conservadores da cultura tradicional africana e me via constantemente de frente a infusões de ervas para curar problemas de pele, chás de ervas com nomes Yoruba/Bantu/Fon e cuidados ecológicos com o meio ambiente. Boa parte da pesquisa é feita com base na vivência da minha família, Rio de Janeiro e Salvador. As linhas de pesquisa são tanto científicas trazendo propriedades vitamínicas como são holísticas com um olhar voltado ao conhecimento popular, principalmente dos mais velhos.
Como as pessoas podem adquirir os seus produtos ?
Para adquirir uma solução da Sassan é preciso entender a importância do fitoterápico e valorizar a cura através das ervas, atendemos amigos que buscam formas mais sustentáveis de se cuidar. Temos Instagram e Facebook onde colocamos nossas soluções, abrimos nossas composições e damos dicas de uso. Também participamos de feiras esporadicamente.
Fonte: Mundo Negro 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

<

p style=”text-align: justify;”> 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes