Pesquisar
Close this search box.
soja transgênica

Soja transgênica, não identificada nos rótulos, está afetando saúde da população

Escondida dos rótulos, soja transgênica está afetando saúde da população

Pesquisa da nutricionista Rayza Dal Molin aponta presença massiva de alimentos modificados geneticamente no Brasil

Letícia Sepúlveda

Ouça a matéria:

soja transgênica
Vários tipos de soja transgênica estão sendo desenvolvidas, mas a única que pode ser comercializada é a resistente ao herbicida glifosato / Pexels/rawpixel

A soja é conhecida por seus ótimos benefícios para a saúde, como a redução no risco de doenças cardiovasculares, do colesterol ruim e o fortalecimento dos ossos. No entanto, de acordo com o Conselho de Informações sobre Biotecnologia, 96,5% da soja produzida no Brasil é transgênica.

A tese de doutorado da nutricionista Rayza Dal Molin Cortese indica que alimentos à base de soja podem esconder em seus rótulos a presença de ingredientes transgênicos. Segundo Rayza, “os transgênicos, ou também conhecidos como organismos geneticamente modificados, são organismos vivos, como plantas, animais ou microorganismos que tiveram seu material genético, DNA, alterado de uma forma que não aconteceria naturalmente.”

As principais preocupações relacionadas aos OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) se relacionam com os efeitos maléficos que o consumo desses alimentos podem ocasionar. Os organismos aprovados para o consumo no Brasil sofreram modificações genéticas e tornaram-se resistentes a insetos ou herbicidas, e neste caso estão associados a algum tipo de agrotóxico.

De acordo com Rayza, “já existem estudos que comprovam os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana, em relação ao surgimento de alguns tipos de câncer, no agravamento do alzheimer, do autismo, da doença celíaca (inflamação grave no intestino delgado), entre outras enfermidades associadas ao consumo dos transgênicos e os efeitos dos agrotóxicos.”

A pesquisa de Rayza analisou a rotulagem de alimentos feitos com base em organismos geneticamente modificados. Além da soja, o estudo levou em consideração ingredientes derivados de milho e algodão.

“Analisamos os rótulos de 5.048 alimentos que estavam disponíveis para venda em um supermercado de uma grande rede, localizado em Florianópolis. Do total dos alimentos analisados, identificamos que apenas 238, ou seja, menos de 5% dos alimentos declaravam a presença de algum ingrediente transgênico. No entanto, quando verificamos os ingredientes de todos esses alimentos, constatamos que mais de 60%, quase 65% dos alimentos continham algum ingrediente possivelmente geneticamente modificado, ou seja, derivado de soja ou milho. Ainda assim, não traziam nenhuma informação referente a presença de transgênicos no rótulo.”

A pesquisa concluiu que as indústrias estão omitindo informações dos consumidores, já que não disponibilizam informações corretas e adequadas sobre a composição desses alimentos.

ANOTE AÍ

Fonte: Brasil de Fato

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Angelica Della Monica

No governo Lula foi feito uma lei que exigia nos rotulos o T que identificava os transgenicos. A partir da saida de Dilma essa lei foi derrubada, nao me lembro o nome do deputado que foi o autor do projeto de lei, mas lembro que foi da bancada ruralista. Foi duramente criticada, mas aprovada a lei que retira o T, ou seja, nao temos mmaiso direito de escolhermos o que nos envenenam. O objetivo eh ter maior producao, consumo e lucrolucroo, mesmo as custas das doencas que causam a populacao.

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes