Pesquisar
Close this search box.
"Você sabe se preto entra no céu?"

Você sabe se preto entra no céu?

Você sabe se preto entra no céu?

Por:  Marcos Jorge Dias –

Encontro um ex-aluno que me pergunta: “prof vc que é interado das coisas, sabe se preto entra no céu?” Na hora me lembrei do cantor Chico César e respondi: não sei, mas o cantor Chico César diz que alma não tem cor.

E perguntei: por quê? Ele respondeu: “um bacana foi lavar o carro onde que eu trabalho e me disse que era pra eu lavar direito se não quando o candidato dele for presidente ele me manda pro inferno.

CAMISETAS XAPURI
camiseta Lula o pai Ta on
vamos juntos pelo Brasil
Rir é um ato de resistir
No meu peito e teu bate um sonho igual
Che Guevara Preta
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/produto/camiseta-rir-e-um-ato-de-resistir/”]Visitar Loja[/button]​

Eu trabalho, ajudo minha mãe, não sou de facção nenhuma, nem fumo merla, as vezes vou no culto com minha vó e o cara dizendo que vai me mandar pro inferno! Será que é porque eu sou preto?”

As lágrimas vieram, mas virei o rosto e disse para ele: ah! Vota no Haddad, faz faculdade de direito e quem sabe vc será o advogado que vai tirar esse bundão da cadeia. É mesmo, disse ele. E foi embora sorrindo.

Marcos Dias

"Você sabe se preto entra no céu?"

Encontrei, e me emocionei, com este texto curto, doído e necessário na página do professor, poeta e escritor acreano Marcos Dias no Facebook.

Nesses tempos tão difíceis de intolerância e preconceito, oxalá pequenos depoimentos como este do Marcos possam nos ajudar a refletir sobre o rumo para onde essa direita fascista quer levar nosso país.

Um exemplo dessa insanidade é o assassinato do mestre da capoeira Romualdo Rosário da Costa (29/10/ 1954 – 8/10/2018) , o  Moa do Katendê, tirado da roda por um golpe fatal de um eleitor do coiso, apenas por declarar voto em Fernando Haddad.

O compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador na propagação da cultura afro-brasileira. pagou com o vida a “ousadia” de se expressar livremente  nesse momento em vemos, estupefatos, o sonho da paz ceder lugar à apologia das armas.

E, pior, não é só apologia: nesta primeira semana de maio de 2019, o Coiso liberou, por decreto presidencial, o porte de armas no Brasil.  Há reações por todo lado, o que não sabemos é se conseguirão deter a barbárie.

Zezé Weis


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri 81


[3d-flip-book mode=”fullscreen” id=”95439″][/3d-flip-book]


[button color=”green” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/revista/”]QUERO ASSINAR[/button]


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes