Nota de pesar do PT pela morte do companheiro Raphael Martinelli, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980, aos 95 anos. Leia a nota:

É com profundo pesar que a direção nacional do Partido dos Trabalhadores comunica o falecimento na data de hoje, 16 de fevereiro de 2020, de um de seus fundadores Raphael Martinelli, de 95 anos.

Nascido no bairro da Lapa em São Paulo, começou desde cedo a militar como ferroviário no Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos 1940. Foi um importante líder sindical e fez parte do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Junto com Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira participou da fundação da Ação Libertadora Nacional (ANL).

Em decorrência de sua militância, foi perseguido por mais de duas décadas e preso duas vezes: a primeira em 1955 como líder sindical dos ferroviários e novamente em 1970, durante a Ditadura Militar, sendo submetido a torturas dentro dos centros de repressão DOI-Codi/SP e Deops/SP e concluindo sua pena no Presídio Tiradentes.

Foi um dos idealizadores da Lei da Anistia para trabalhadores e operários. Em 2001, foi um dos fundadores do Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e um dos responsáveis pela implantação do Memorial da Resistência.

Também foi um dos fundadores, em 2009, do Núcleo de Preservação da Memória Política e ativo colaborador da Comissão Nacional da Verdade, como advogado do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil. Em 2014, lançou sua biografia “Estações de Ferro”, junto com Roberto Gicello Bastos.

Companheiro Martinelli, presente, agora e sempre.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Fonte: PT Notícias

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.