Pesquisar
Close this search box.

Palmelo: Em Goiás, hospício vira museu

O Sanatório de Palmelo, em Goiás, marcou época como um centro de recolhimento de pessoas com alguma deficiência mental.

Competiu com o de Caraça, em Minas Gerais, ambos verdadeiros presídios de doidos, com celas, correntes e tudo o mais. Fechados há menos de 20 anos, os barracões, que durante décadas abrigaram perto de 250 internos, passam por recuperação e vão virar museu.

Por Jaime Sautchuk

O projeto é bancado pela Igreja Adventista, mantenedora do manicômio no passado. A cidade é considerada, também, a “capital brasileira do Espiritismo”, por contar com vários centros Kardecistas e, num passado não muito remoto, ter recebido várias visitas de Chico Xavier.

Fundado em fevereiro de 1929, o Centro Espírita Luz da Verdade, patrimônio histórico do município, é conhecido no Brasil inteiro e em vários outros países, por seus tratamentos espirituais, que acontecem há quase 90 anos. Para o espiritismo, Palmelo é também um importante centro de pesquisa da doutrina espírita.

O Centro foi fundado por um grupo de 18 pessoas, a maioria moradora da área rural da região, que se converteram ao espiritismo diante da cura, pela mediunidade espírita de Dorcelino Damásio da Silva, que doou o terreno onde foi erguida a sede do Centro Espírita. A primeira direção do Centro foi composta João Cândido Branquinho e seus irmão Jonas, Gervásio e Gervásio Primo, que residiam no local.

Palmelo, ao contrário da maioria dos municípios brasileiros, for formado a partir de dum centro espírita, e não de uma igreja católica. Ainda hoje, cerca de 42% da população do município é de espíritas. O nome Palmelo seria, dizem os registros municipais, uma referência ao Barão de Palmela, guarda-mor do Imperador D. Pedro II, que teria uma fazenda na região

Palmelo casa rosa mapio.net
foto: mapio.net

Em 1936, chegou à cidade Jerônimo Cândido Gomide, considerado um grande líder espiritual e político, que, juntamente com sua esposa, Francisca Borges Gomide, popularmente conhecida como D. Chiquinha, e filhos contribuíram para a projeção de Palmelo. O povoado cresceu rapidamente por conta da fama das curas ali realizadas.

Segundo o jornal O Popular, de Goiânia, Palmelo, elevado à categoria de município em 13 de novembro de 1953, pela Lei Estadual nº 908 pelo desmembramento de Pires do Rio, é o segundo menor município do estado de Goiás (20 km²), e também um dos mais pobres. O município carece da infraestrutura básica como bancos e correios.

Entretanto, para quem crê, o local é considerado de excelência em cirurgias espirituais, sem anestesia, realizadas por médiuns como o italiano Bortolo Damo, participante da 2ª guerra mundial, falecido em 2009. Damo e a esposa Vânia Arantes coordenaram a casa Euripedes Baranulfo, de apoio a deficientes mentais com problemas espirituais.

Em Palmelo, além das orações das cirurgias espirituais, pode-se conseguir mensagens psicografadas de pessoas que já morreram.

Palmelo está localizado a cerca de 126 km de Goiânia, próximo às estâncias hidrotermais de Caldas Novas e Rio Quente, também no estado de Goiás.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes