Pantanal: desmatamento, que já atinge 18% do bioma, coloca em risco a biodiversidade do Pantanal

O Pantanal, terra do belíssimo Tuiuiú e de outras 4,7 mil espécies conhecidas de animais e plantas, já perdeu 18% de sua área para o desmatamento, causado, principalmente, pela produção extensiva de gado. Os dados são da ONG WWF-Brasil, que alerta para o sério risco da extinção de várias espécies, com danos imensuráveis para biodiversidade, além da disponibilidade de água para a própria população humana.

Embora seja o menor dos biomas brasileiros, o Pantanal fornece cerca de R$ 560 bilhões ao ano em serviços ambientais para todo o planeta, em forma de água, solos produtivos, ar de qualidade, diversidade de peixes e regulação do clima.

Segundo Júlio César Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal da WWF-Brasil, “esse valor econômico do Pantanal não é considerado nas análises de viabilidade de grandes projetos de infraestrutura como, por exemplo, hidrovias e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que podem causar impactos ainda não compreendidos a todo o ecossistema”.

Já o professor José Sabino, da Universidade Anhanguera de Mato Grosso do Sul (Uniderp), alerta sobre o risco da implantação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Pantanal: “Na Bacia do Alto Paraguai há planejamento de se construir perto de 115 PCHs. Isoladamente elas causam pouco impacto, mas em conjunto podem criar um impacto sem precedentes à hidrodinâmica do pulso de inundação do Pantanal, vital para os ciclos naturais da planície pantaneira”.

Foto: Pantanal-photo-in-natura.blogspot.com

Você sabia?

Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma[nota 1] constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros.[1]

Está situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos estados do Brasil, além de também englobar o nortedo Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano). (Fonte: Wikipédia)

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader