Pantanal: Desmatamento, que já atinge 18% do bioma, coloca em risco a biodiversidade do bioma

O Pantanal, terra do belíssimo Tuiuiú e de outras 4,7 mil espécies conhecidas de animais e plantas, já perdeu 18% de sua área para o desmatamento, causado, principalmente, pela produção extensiva de gado. Os dados são da ONG WWF-Brasil, que alerta para o sério risco da extinção de várias espécies, com danos imensuráveis para biodiversidade, além da disponibilidade de água para a própria população humana.

Embora seja o menor dos biomas brasileiros, o Pantanal fornece cerca de R$ 560 bilhões ao ano em serviços ambientais para todo o planeta, em forma de água, solos produtivos, ar de qualidade, diversidade de peixes e regulação do clima.

Segundo Júlio César Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal da WWF-Brasil, “esse valor econômico do Pantanal não é considerado nas análises de viabilidade de grandes projetos de infraestrutura como, por exemplo, hidrovias e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que podem causar impactos ainda não compreendidos a todo o ecossistema”.

Já o professor José Sabino, da Universidade Anhanguera de Mato Grosso do Sul (Uniderp), alerta sobre o risco da implantação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Pantanal: “Na Bacia do Alto Paraguai há planejamento de se construir perto de 115 PCHs. Isoladamente elas causam pouco impacto, mas em conjunto podem criar um impacto sem precedentes à hidrodinâmica do pulso de inundação do Pantanal, vital para os ciclos naturais da planície pantaneira”.

Foto: Pantanal-photo-in-natura.blogspot.com

Você sabia?

Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros.

Está situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano). (Fonte: Wikipédia)


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]