Incêndios voltam no Pantanal: animais em fuga e ar irrespirável

O Pantanal está queimando. E muito. Confira nas imagens enviadas para a Ecoa de comunidades e grupos diretamente impactados.

Os incêndios continuam. Fogo que agora se espalha para próximo da comunidade de Porto Esperança, localizada a 70 km do município de Corumbá/MS, que durante o amanhecer de segunda-feira, 28/10, avistou na escola local macacos fugindo. Fogo que também consome os pés de acuri (Attalea phalerata), onde os/as moradores/as realizam a colea do fruto. E o ar… irrespirável. Confira o registro de moradora da comunidade de Porto Esperança, Natalina Mendes enviado para a Ecoa.

 

Em Miranda/MS, o presidente da Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM), Liezé Francisco Xavier, conta que, na região, o fogo chegou, aproximadamente, a 50 metros das casas e os próprios moradores precisaram conter, antes que os atingisse. Ele diz que só conseguiram porque, recentemente, fizeram um curso de combate à incêndios realizado pela Marinha. As crianças e os recém-nascidos foram levados de carro para lugares mais distantes da fumaça e as famílias chegaram a ficar até 3 horas dentro dos veículos. Liezé também conta que o fogo destruiu seus apiários, fonte de renda para as famílias.

Perguntamos sobre os novos incêndios no Pantanal: “A gente não sabe dizer quem, mas sabemos que é um incêndio provocado. São vários focos ao mesmo tempo, concentrados numa só área”, afirma Fabio Catarineli, coordenador da Defesa Civil de MS. Seria um “Dia do Fogo” articulado como na Amazônia?

A Ecoa continua a acompanhar a situação das queimadas no Pantanal diretamente. #QueimadaMata é uma campanha permanente.

Fonte: ECOA

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É também com a venda deles que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar nosso e-book Réquiem para o Cerrado, ou assinar nossa revista Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência.  Importante: Nossa Loja Solidária está em manutenção e volta em breve, com lindas camisetas e mais novidades. Até lá, precisando de algo, por favor fale conosco via WhatsApp: 61 9 99611193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: