Parceria Solidária

Nossa Loja Xapuri é 100% Solidária porque, do valor de cada compra sua, nós compartilhamos 5% com:

1. Povo Indígena Krenak – Metade dos recursos que, com a sua ajuda, conseguimos disponibilizar para as doações, são repassados ao grande líder indígena Ailton Krenak, para que ele possa ajudar seu povo, os Krenak, uma comunidade de 120 famílias que vive no município de Resplendor, entre as montanhas de Minas Gerais. Duramente massacrado no período da ditadura militar (1964- 1985), o povo Krenak voltou a passar por um grande sofrimento no ano de 2015, dessa vez pela lama tóxica da Samarco que, com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, matou o rio Doce, que era de onde vinha sua principal fonte de vida e sustento.

2. Comitê Chico Mendes – A outra metade da nossa cota de responsabilidade social é repassada, também mensalmente, ao Comitê Chico Mendes que, desde o assassinato do grande líder seringueiro, Chico Mendes, pelas balas do latifúndio, em 22 de dezembro de 1988, até os dias de hoje, continua na luta em defesa da floresta amazônica e dos povos que nela vivem. Os repasses são feitos à Ângela Mendes, filha do Chico, para que ela, desde Rio Branco, no Acre, possa aplicá-los nos programas do Comitê, em especial em suas ações de formação da juventude da floresta.

Nossos repasses são feitos até o dia 10 do mês subseqüente à venda das camisetas. O balanço das doações encontra-se registrado em nossa contabilidade mensal e, a partir de 2019, em nosso balanço contábil anual.

Caso você queira conhecê-lo, ou tenha interesse em fazer uma doação para qualquer uma dessas duas entidades, por gentileza entre em contato conosco pelo e-mail: contato@xapuri.info.