Jan Rose Kasmir: um símbolo de luta pela paz

Por: Imagens & História 2.0 – imagenshistoria2


Jan Rose Kasmir (na época com 17 anos) com uma flor nas mãos e um olhar gentil em seus olhos, em pé na frente de vários soldados empunhando fuzis e parados para bloquear manifestantes, se tornou um símbolo bem conhecido de luta pela paz e resistência não-violenta, em 1967.Jan era uma estudante de ensino médio que participou do protesto contra o envolvimento dos EUA no Vietnã, em Washington, onde milhares de ativistas anti-guerra haviam se reunido em frente ao Pentágono.Uma das razões que a fotografia tornou-se famosa é a de que houve um esforço para conversar com os soldados, para convencê-los a lançar as suas armas e se juntar aos manifestantes.
A manifestação resultou em alguns dos primeiros confrontos violentos do movimento anti-guerra. Os soldados e agentes federais usaram gás lacrimogêneo na multidão. Seiscentos e oitenta e um manifestantes foram presos, e dezenas foram espancados enquanto eram empurrados para fora das instalações do Pentágono. A violência concentrou a atenção do mundo sobre os esforços de paz como nunca antes.

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Marielle: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-marielle/

Comentários

%d blogueiros gostam disto: