fbpx

Piri, vem aí: Projeto Cuia

Piri, vem aí: Projeto Cuia

A CUIA – CENTRAL ÚNICA DE INTEGRAÇÃO DAS ARTES apresenta o PROJETO CUIA – Um projeto de formação e intercâmbio cultural entre Goiás e Pernambuco.

Cuia 5

O Projeto Cuia começou neste 04 de agosto, no Theatro de Pirenópolis, com a participação do artista pernambucano  Adiel  Luna (PE), Coco de Feira (GO), Isabella Rovo e Victor Batista (Camerata Caipira -GO), e abertura das batuqueiras do Maracatu de Akdorge, Carla Costa e Juliana Bernardes, idealizadoras e coordenadoras do Projeto.  No ano de  2010, elas trouxeram para o estado de Goiás o baque da Nação do Maracatu Porto Rico (Recife-PE), que é liderado pelo Mestre Shacon Viana. O Maracatu de Akdorge foi formado em 2012, em Formosa (GO) e talvez seja o primeiro do estado de Goiás a seguir os fundamentos de uma Nação.

Os primeiros ensinamentos do baque da Nação foram repassados pelo Contramestre Douglas Viana, e com oficinas de fabricação das alfaias e de formação dos primeiros batuqueiros e multiplicadores culturais.

Cuia 4

O PROJETO CUIA VAI: Formar novos batuqueiros para integrar o Maracatu de Akdorge e aprofundamento do baque com o Mestre Shacon Viana; Promover encontros e trocas de saberes entre Mestres e artistas de Goiás e Pernambuco, proporcionando a integração entre diversas linguagens artísticas (música, dança, artesanato, com foco na Cultura Popular); Organizar oficinas e vivências de ritmo (toque e dança) de maracatu, coco, catira;  Realizar cortejos do Bloco CUIA (formado pelos batuqueiros e alunos do projeto) e um grande show com o grupo Coco Raízes de Arcoverde (PE); Oferecer cultura popular de maneira democrática para participação e apreciação.

O Projeto Cuia é uma REALIZAÇÃO da Akdorge Produções, em PARCERIA com Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPI), que neste ano celebra 20 anos de existência e com a  Nação do Maracatu Porto Rico (PE).  O projeto conta com o APOIO do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Cuia 1


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
ASSINE AQUI

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO