fbpx

Casa(do) brasileiro

Sem pontuação (como um rítmo que não para; como um silêncio em cada sentença) segue o meu poema…

Por Marconi Burum

Anúncios

O fardo
A farda
Do polícia
Sobre o corpo negro
Da favela
Uma aquarela
Macabra
Que abra
Cadabra
Que nada
A mágica
Não-trágica
Ingênua do coelho
Que sai da floresta
E empresta
Seu sangue à páscoa
No globo da morte
Que sorte
Tem porte
E arma
E farda
O sistema
Conjugal
Imoral
Colonial
Enquanto o corpo negro
Só fardo
Da farda visão
E dor
Nesse circo
Chamado civilização

……………………

Sem pontuação (como um rítmo que não para; como um silêncio em cada sentença) segue o meu poema.

Quantas Kathlen(s) Romeu; quantos Miguel(s) Silva; quantos João(s) Pedro… Quantos pretos pobres da favela ou do interior do Brasil AINDA PRECISARÃO ser assassinados para você vê que o SISTEMA ESTÁ PODRE; que não é um acidente, mas a ESCOLHA DA COR DA PELE que permite a morte “livre”, “naturalizada” de negros por este sistema falido no Brasil?

E se não compreendemos isso é porque PERDEMOS NOSSA CONDIÇÃO DE HUMANOS…

Meu minuto de silêncio, em forma de POESIA,

Marconi Burum

Sobre o Autor


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
ASSINE AQUI

Anúncios