Pesquisar
Close this search box.
maracutaias

As maracutaias vão continuar devidamente legitimadas

As maracutaias que sempre se repetem

Documentário clássico ‘Inside Job – a Verdade da Crise’ é uma boa sugestão para assistir nestes tempos fantasmagóricos do retorno dos ‘Chicago boys’

Créditos da foto: (Reprodução/JustWatch)

Na língua inglesa inside job significa transgressão, crime. Ou sem rodeios: maracutaia. É justa a expressão escolhida pelo diretor Charles Ferguson para título do seu clássico filme, Oscar de Melhor Documentário de 2011, Inside Job, que circula há tempos pelas plataformas digitais. O doctem picos de acessos dependendo dos sinais cíclicos e mais evidentes alertando para que a tragédia – a crise da bolha especulativa de 2008 – não se repita. Agora, este é um desses momentos de desorganização econômica geral em que o delírio verde-amarelo aponta para uma fusão (venda) do Banco do Brasil com o Bank of America, da Embraer com a Boeing, e o pesadelo da privatização indiscriminada mira na venda da Petrobrás aos capitais estrangeiros.

No filme de Ferguson, aliás, o ex-diretor do banco central americano, Alan Greenspan, nomeado por Bush/pai e renomeado por Bill Clinton e pelo Júnior para a presidência do Federal Reserve, fala sobre a criação dessas mega empresas. Comenta a consolidação do setor financeiro com a criação de organizações gigantes. Mas anos depois, na década dos 90, quando o Citigroup viu a luz do dia e se constituiu na maior empresa financeira do mundo, se sentiu obrigado a reconhecer que ‘’o fracasso dessas empresas, com o seu gigantismo, pode ameaçar todo o sistema. ’’

Cientista político de 63 anos, nascido em São Francisco e egresso de Berkeley e do MIT (Massachussets Technology Institute) Charles Ferguson produziu e dirigiu este documentário porque, segundo ele, ficou ‘’revoltado com a ganância de pessoas que ainda hoje ocupam papeis importantes na alta finança americana com influência a nível mundial. ’’ Ele comenta ter sido ‘’ um horror a desregularão do mercado financeiro e o fim da limitação da atuação dos bancos de investimento. ’’ Observações de sete anos atrás.

Inside Job – A verdade da crise* é narrado pelo ator Matt Damon e tem objetivo pedagógico. Relembra que o desastre começou na Islândia, em 2000, no início da política de desregulamentação no país. Três bancos foram privatizados, um terço dos profissionais reguladores de finanças do governo passaram a trabalhar para essas instituições bancárias e a Alcoa entrou para construir usinas geotérmicas nas terras dos planaltos islandeses.

O desemprego triplicou num país antes de sólida economia, baixo desemprego e completa infra-estrutura de saúde e educação. O rombo na economia da Islândia foi de 100 bilhões de dólares. Nos Estados Unidos, o custo da crise de 2008 foi de 200 trilhões de dólares. Dezenas de milhões de pessoas perderam empregos, casas, economias e muitas se suicidaram.

“Professores de Economia davam aulas e palestras defendendo a desregulamentação dos mercados e escreviam artigos enaltecendo a robustez do sistema financeiro islandês. Os mesmos que depois ocuparam postos chave em vários bancos americanos; Goldman Sachs, Citigroup, Chase Manhattan Bank, ‘’ lembrou Ferguson, em entrevista de 2011.

O filme detalha as relações promíscuas e corruptas praticadas entre vários segmentos da sociedade – indústria, finanças, política, mídia, justiça e academia – e ressalta, além da falta de regulamentação firme do mercado financeiro, a hipocrisia das agências de rating.

Nesta aula de (bom) cinema extensiva às platéias não familiarizadas com o economês, a saga é dividida em capítulos. Como Chegamos Aqui, A Bolha, A Crise, A Responsabilidade, e concluindo: Onde Estamos Agora.

Mas uma das coisas que mais afeta o leigo no doc de Ferguson é o papel desempenhado por respeitados professores de Economia das mais vetustas universidades, muitos deles omissos, que silenciaram na época do escândalo de bancos que lavavam dinheiro de Pinochet, como o Riggs Bank; que subornaram funcionários do governo, como o JP Morgan; do Crédit Suisse que lavou dinheiro iraniano numa boa ou do Citibank ajudando a financiar 100 milhões de drogas que saíram do México.

O economista superstar Nouriel Rubini é um dos entrevistados. “Causada por uma atividade inteiramente fora de controle, a crise não foi um acidente, ’’ ele diz. ‘’E se uma nova vier, 15 milhões de pessoas podem cair abaixo da linha da pobreza. ’’

Outra boa entrevista do filme é com o primeiro Ministro de Singapura, na época, Lee Hsien Loong, que examina a crise sob o ângulo da onipotência humana. “Quando se pensa que se pode criar algo a partir do nada é muito difícil resistir a essa ideia. ’’ Sabe-se que uma das elementares síndromes que afetam os ambientes do job das finanças é justamente as pirâmides de cocaína consumida por muitos dos seus frequentadores.

A jornalista editora executiva do Financial Times da época é outra presença em Inside Job. Ela confessa: “Nós estávamos há tempos preocupados. Alguns operadores também. Mas não podíamos publicar nada sobre essas nossas preocupações. ’’ O notório Dominique Strauss, ex-diretor do FMI e outro personagem daquele tempo aparece meteoricamente no filme. Com a arrogância proverbial.

“Excessivos, ’’ responde Paul Volcker, hoje com 91 anos (foi um dos principais conselheiros de Barack Obama) quando Ferguson indagou dele o que achava dos lucros de Wall Street.

No fim do filme, ficam no ar algumas perguntas para o espectador. Como está se comportando, qual é o papel da universidade, e dos professores de Economia e Administração diante dos riscos de novos desastres de tal porte como ocorreu em 2008? O que ensinam aos seus alunos, a essa nova geração de jovens economistas que está ingressando no mercado de trabalho neste infeliz momento em que o grupo dos Chicago boys passam a ter o poder nas mãos novamente? São professores e, paralelamente, consultores de bancos, agências e de instituições financeiras? São pagos para escreverem artigos louvando o status quo – como se fez antes?

O respeitado professor emérito de Economia Política do MIT, Carl Kaysen, de 89 anos, fecha o filme de Charles Ferguson lamentando: “Os mesmos homens e as mesmas instituições ainda se encontram no poder. ’’

Mas por algumas coisas vale a pena lutar, ele diz. Para que o desastre não se repita.

ANOTE AÍ

Fonte: Carta Maior

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes