Pesquisar
Close this search box.
Jessé

Jessé Souza: “O Brasil tem muita riqueza, não deveria ter gente sofrendo”

Jessé Souza: “O Brasil tem muita riqueza, não deveria ter gente sofrendo”

Por Mônica Costa
Jessé
Jessé Souza, durante palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

É o que garante o criador da teoria que se contrapõe à do brasileiro vira-lata

“O principal motivo do ódio da classe média ao PT foi esse partido ter possibilitado o acesso de parte das classes populares às fontes de prestígio, como as universidades, e que antes eram exclusivas da classe média. Do contrário, como explicar o porquê dessas pessoas não estarem agora, nas ruas protestando, se a corrupção é escandalosamente muito maior e comprovada com vídeos e áudios?” Essa é uma das muitas questões apresentadas pelo sociólogo Jessé Souza, durante palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na sexta (7), para lançamento de sua mais recente publicação A classe média no espelho que tem como subtítulo sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade.

Para uma plateia que superou em 50% a capacidade do auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências Sociais (NEPSA), que é de 100 lugares, o potiguar, que hoje é referência nacional com uma teoria geral da sociedade brasileira, falou durante cerca três horas. Pontuou as bases fundamentais da sua obra de mais 40 anos, mas centrou a discussão nos achados desse livro. O A classe média no espelho teve início em 2015 e completa a análise das classes sociais no Brasil, com os anteriores Ralé Brasileira, Batalhadores Brasileiros e o best-seller A elite do atraso.

Brasileiro vira-lata

Jessé
Evento foi realizado pelo Adurn Sindicato (Foto: Monica Costa/Nossa Ciência)

Lixo, arrogância, burrice, imbecilidade, bobagem são alguns adjetivos usados pelo sociólogo para definir o conteúdo do que hoje é tido como os clássicos da sociologia brasileira, entre os quais Sergio Buarque de Holanda, Raimundo Faoro e Roberto DaMatta. A crítica ácida é direcionada à teoria dos 3P, Personalismo, Patrimonialismo e Populismo, como fonte dos problemas do Brasil e originários, em última análise, da descendência portuguesa, de onde viria não só o DNA, mas também a corrupção sistêmica como elemento estruturante do caráter nacional. “O sentimento do brasileiro vira-lata em oposição ao americano virtuoso”, na concepção de Souza é a armadilha que destroça a auto-imagem do povo brasileiro e que permite ao mercado, o grande vilão do enredo, ficar com a riqueza da nação, enquanto 200 milhões de brasileiros não têm nada.

Para o autor, é na batalha das ideias que se define a dominação de uma sociedade. Ele argumenta que até 200 anos atrás era a religião que explicava o mundo e que esse papel foi assumido pela ciência. “No mundo moderno, é a ciência que explica a vida. O indivíduo não cria as ideias, ele as recolhe. Quem domina são os afetos.”

O medo da média se proletarizar é o medo de perder prestígio e importância, é o medo da polícia chegar na sua casa, derrubando a porta

Ele explica que a classe média, assim como as outras classes sociais, não pode ser compreendida pela renda e sim como uma formação objetiva, emocional dos indivíduos com a reprodução dos privilégios. Prestígio e reconhecimento são as principais armas na guerra social. Isso significa que na forma como as pessoas se auto avaliam e avaliam os outros a moralidade é mais importante do que dinheiro e poder. A classe média pensa ter mais afinidades com a elite e procura desesperadamente distanciar-se das classes populares. “O medo da média se proletarizar é o medo de perder prestígio e importância, é o medo da polícia chegar na sua casa, derrubando a porta”, explica.

Sociedade imbecil

Uma enorme fila se formou para a sessão de autógrafos. (Foto: Mônica Costa/Nossa Ciência)

Para mostrar a diferença de tratamento dado aos pobres no Brasil e em outros países, cuja formação original não tenha sido baseada na escravidão, Jessé afirma que “na Alemanha, por exemplo, a injustiça com um cidadão pode derrubar um governo. No Brasil, se uma Ferrari atropelar e matar um trabalhador que vai numa bicicleta, não acontece nada. Na Alemanha, a polícia não pode entrar na casa de um pobre esculachando, mesmo que seja imigrante, não pode!”

Antes de encerrar a palestra para participar do aniversário de 95 anos de sua mãe, que mora em Natal, Jessé Souza afirmou que “o mundo é montado pela mentira, uma mentira irracional, que entra no corpo, vira carne, vira osso, vira reflexo. E que isso ocorre com cada indivíduo e com a sociedade.” E somente assim, entendendo que nós somos emoção e afeto, se pode explicar “como uma sociedade inteira pode ser feita de imbecil ao entregar seu patrimônio ao ladrão”, referindo-se à atual situação brasileira, após o golpe de 2016 e a eleição da ultradireita, defensora dos privilégios de 1% da população em desfavor dos demais 99%. Ao final, proferiu a frase que dá título a essa matéria.

O evento foi realizado pelo Adurn Sindicato e pela Cooperativa Cultural Universitária.

ANOTE AÍ

Fonte: Nossa Ciência

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes