JOENIA WAPICHANA

PRIMEIRA INDÍGENA ELEITA

DEPUTADA FEDERAL NO BRASIL

Vamos parar de dizer que nós somos empecilho

para o progresso, nós somos a solução”.

Joenia Wapichana, a primeira advogada indígena brasileira, acaba de ser eleita a primeira deputada federal indígena do Brasil. Antes dela, nos 190 anos de existência da Câmara dos Deputados, apenas Mario Juruna, da aldeia Namakura, do povo Xavante, foi eleito deputado federal em 1982 pelo estado de Mato Grosso.

Aos 43 anos de idade, Joenia Batista de Carvalho, nascida na comunidade Truarú, do povo Wapichana, formada em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestra pela Universidade do Arizona, coordenadora do Departamento Jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e militante da Rede Sustentabilidade, ela recebeu 8,3 mil votos nas eleições de 2018.

Eleita com a plataforma da defesa dos direitos e da sustentabilidade dos povos indígenas, Joenia vem de uma trajetória de protagonismo na luta por direitos. Em 2008, ela se tornou a primeira indígena a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).

Trazendo no rosto uma pintura que simbolizava “força e lealdade” e saudando o tribunal em sua própria língua Wapichana, foi ela quem fez a defesa da posse integral dos 19 mil indígenas da Raposa Serra do Sol, terra ancestral dos povos Macuxi, Ingarikó e Wapichana.

Na página de fianciamento coletivo da campanha de Joenia na internet, encontram-se as bandeiras que ela defendeu enquanto candidata: os direitos coletivos dos indígenas, o desenvolvimento sustentável com respeito às diversidades socioculturais, à realidade de Roraima e ao meio ambiente, além da luta contra a corrupção.

No Congresso, Joenia enfrentará a proposta da bancada ruralista de votação do marco temporal, que visa impedir as demarcações de terras das populações indígenas que, por razões diversas, inclusive por terem sido expulsas de suas terras durante a ditadura militar, não estavam ali antes de outubro de 1988, data da promulgação da última Constituição brasileira.

 

Zezé Weiss
Jornalista
Socioambiental
@zezeweiss

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader