Pesquisar
Close this search box.
JOENIA

Joenia Wapichana: Primeira Indígena eleita deputada federal

 

Joenia Wapichana: Primeira Indígena eleita deputada federal no Brasil

Vamos parar de dizer que nós somos empecilho para o progresso, nós somos a solução.”

Joenia Wapichana, a primeira advogada indígena brasileira, acaba de ser eleita a primeira deputada federal indígena do Brasil. Antes dela, nos 190 anos de existência da Câmara dos Deputados, apenas Mario Juruna, da aldeia Namakura, do povo Xavante, foi eleito deputado federal em 1982 pelo estado de Mato Grosso.

Aos 43 anos de idade, Joenia Batista de Carvalho, nascida na comunidade Truarú, do povo Wapichana, formada em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestra pela Universidade do Arizona, coordenadora do Departamento Jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e militante da Rede Sustentabilidade, ela recebeu 8,3 mil votos nas eleições de 2018.

Eleita com a plataforma da defesa dos direitos e da sustentabilidade dos povos indígenas, Joenia vem de uma trajetória de protagonismo na luta por direitos. Em 2008, ela se tornou a primeira indígena a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Trazendo no rosto uma pintura que simbolizava “força e lealdade” e saudando o tribunal em sua própria língua Wapichana, foi ela quem fez a defesa da posse integral dos 19 mil indígenas da Raposa Serra do Sol, terra ancestral dos povos Macuxi, Ingarikó e Wapichana.

Na página de fianciamento coletivo da campanha de Joenia na internet, encontram-se as bandeiras que ela defendeu enquanto candidata: os direitos coletivos dos indígenas, o desenvolvimento sustentável com respeito às diversidades socioculturais, à realidade de Roraima e ao meio ambiente, além da luta contra a corrupção.

No Congresso, Joenia enfrentará a proposta da bancada ruralista de votação do marco temporal, que visa impedir as demarcações de terras das populações indígenas que, por razões diversas, inclusive por terem sido expulsas de suas terras durante a ditadura militar, não estavam ali antes de outubro de 1988, data da promulgação da última Constituição brasileira.

 

Zezé Weiss
Jornalista Socioambiental
@zezeweiss

 

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes