Pesquisar
Close this search box.
Travessia

Travessia:

Travessia:

Dois desafios se impõem àqueles que recusam render-se à vitória conjuntural dessa estrutura de longa duração que retorna, legitimada pela via democrática, na atual conjuntura política brasileira

Este texto dirige-se àqueles que compartilham o mesmo sentimento de pesar diante da vitória do ódio e da violência. Quero estender a mão e abraçar os amigos que juntos estão atravessando este deserto e que sabem que, do outro lado, nos aguardam tempos difíceis de lutas e enfrentamentos. Conforta-me, contudo, a convicção de que a batalha que travamos é digna e justa. Prefiro estar com os que perderam, mesmo porque não quero nem posso me imaginar do lado daqueles que venceram.

Penso que este não é o momento de se apontar culpados que possam ser responsabilizados pela escolha que 57,5 milhões de brasileiros fizeram ao eleger como seu presidente um homem que prega a violência, que faz apologia à tortura, que incita a discriminação aos homossexuais e que promete eliminar todos aqueles que pensam diferente dele. Mesmo porque, buscar culpados, pode ser uma maneira fácil de desincumbir-se da tarefa de compreender os vários fatores que conjuntamente concorreram para que este pleito eleitoral tivesse o resultado que teve.
Ao eleger-se os grupos de WhatsApp como o instrumento privilegiado da disputa eleitoral, a política transferiu-se da ágora, seu lócus tradicional de debate de ideias e propostas, para o espaço privado. Este movimento de deslocamento da política do público para o privado produziu rupturas não apenas no nível dos laços societários, mas também nos vínculos pessoais e familiares. Estas rupturas, provavelmente, não serão superadas com o fim do “tempo da política”, mas adentrarão o cotidiano da vida que segue depois das eleições.

CAMISETAS XAPURI
camiseta Lula o pai Ta on
vamos juntos pelo Brasil
Rir é um ato de resistir
No meu peito e teu bate um sonho igual
Che Guevara Preta
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/produto/camiseta-rir-e-um-ato-de-resistir/”]VISITAR LOJA[/button]​

Para muito além da disputa política, estas eleições permitiram emergir, na cena pública e na vida pessoal, estruturas e sentimentos latentes de ódio de classe, de racismo e de homofobia. Em termos culturais, fomos confrontados, mais uma vez, com a estrutura escravocrata, racista, autoritária, machista e patriarcal que atravessa a nossa história como um traço marcante de nosso ethos nacional. Contida pela frágil hegemonia do Estado democrático, instituído pela Constituição de 1988, após a ditadura militar, esta estrutura foi novamente liberada, autorizada e exaltada pela figura bufônica do candidato eleito, retornando à cena pública com a força do recalcado.
No nível da estrutura psíquica, estas eleições possibilitaram que as forças agressivas da  pulsão de morte, que nos habitam e nos constituem como humanos, se expressassem livres de qualquer constrangimento imposto pelos vínculos amorosos da pulsão de vida. Ou seja, um número significativo de brasileiros pôde extravasar, pelo seu voto, o desejo primário de eliminação de tudo e de todos que se interponham à fruição do gozo de dominação e objetificação do outro.
Por fim, percebo dois desafios que se impõem àqueles que recusam render-se à vitória conjuntural dessa estrutura de longa duração que retorna, legitimada pela via democrática, na atual conjuntura política brasileira. O primeiro é a defesa irrestrita das instituições republicanas para que consigam conter as forças da violência e da morte que já se voltam contra as populações mais vulneráveis. O segundo é mantermos a potencia da ação que se expressa no amor, na amizade, na arte e na criatividade como antídotos à política do ódio e do terro
Carlos Alberto Steil – Antropólogo, professor da UFRGS e ex-coordenador do PPG de Antropologia da UFRGS
Fonte Carta Maior


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você. P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri – Edição Nº 81


[3d-flip-book mode=”fullscreen” id=”95439″][/3d-flip-book]

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/revista/”]QUERO ASSINAR[/button]


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes