Pesquisar
Close this search box.

O Príncipe Africano Que Abdicou Do Trono Para Se Casar Com Uma Britânica

O Príncipe Africano Que Abdicou Do Trono Para Se Casar Com Uma Britânica

RACISMO NA CORTE E PROTESTOS: O PRÍNCIPE AFRICANO QUE ABDICOU DO TRONO PARA SE CASAR COM BRITÂNICA

A história de amor entre Seretse Khama, futuro rei da tribo Bamangwato, e Ruth Williams enfrentou obstáculos

VANESSA CENTAMORI 

Em junho de 1947, a britânica Ruth Williams acompanhava sua irmã mais nova, Muriel, em uma noite de celebrações missionárias, na Nutford House, da Universidade de Londres. Lá foi apresentada a um rapaz, estudante de direito em Oxford. O universitário logo chamou a atenção da garota.

“Vi um africano alto, bem construído e sorridente, com dentes maravilhosos, ombros largos e maneiras perfeitas”, relatou Williams, mais tarde, segundo o The Telegraph. A britânica rapidamente percebeu que compartilhava com o belo moço um interesse comum no jazz. Foi amor à primeira vista.

Mas mal ela sabia que aquele era Seretse Khama, o futuro rei da tribo Bamangwato, do  protetorado britânico de Bechuanalândia, no sul da África. O príncipe estava predestinado a um futuro grandioso como rei.

Depois de completar o curso de direito, ele deveria voltar para o reino africano e casar-se com alguém da sua etnia para ser coroado líder. Ficou claro a partir daí que tratava-se de uma paixão quase impossível.

Mas Seretse não deixou de se animar e correspondeu aos sentimentos da moça branca. “Eu conheci uma garota e acho que você deveria conhecê-la! Alguém que eu gostaria para ser minha esposa”, afirmou o príncipe, para seu amigo Charles Njonjo, logo após conhecer a britânica.

Racismo 

Três meses após a reunião missionária em Londres, Seretse resolveu tomar coragem e convidou Ruth para sair. Ligou para ela, que aceitou prontamente o convite. Eles saíram juntos então diversas vezes.

Porém, o namoro inter-racial, em plena década de 1940, enfrentou alguns obstáculos. Ruth passou a ser chamada de “azeda” por ser branca e estar saindo com um homem negro. Os amigos dos pais dela até atravessavam a rua para evitar conhecê-la.

Casal é representado no filme Um Reino Unido (2016), da diretora Amma Asante

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes