Sinpro/DF inaugura exposição Chico Mendes Herói do Brasil

O Sinpro-DF convida a comunidade escolar e a sociedade do Distrito Federal e região para a inauguração da exposição permanente “Chico Mendes Herói do Brasil” . A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (4/11), às 17h30, no Espaço Educador Chico Mendes, na Chácara do Professor (Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia).

A mostra é uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri-Acre, o Memorial Chico Mendes e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), e  registra a trajetória de vida e de lutas do líder sindicalista e ambientalista Chico Mendes nos seringais do Acre, no coração da Amazônia.

Produzida pela Revista Xapuri Socioambiental, o projeto é composto por quadros impressos em papel canvas, com molduras em madeira de demolição, dentre os quais se destacam o bilhete de Chico Mendes para a juventude do futuro, o Projeto Seringueiro (primeira escola para extrativistas no Estado do Acre), os Empates (método de resistência pacífica contra o desmatamento as várias formas de organização e resistência em defesa da Amazônia e dos povos que nela e dela vivem.

O título “Chico Mendes Herói do Brasil” corresponde também ao texto de abertura da exposição, escrito pelo presidente Lula para o livro Vozes da Floresta, publicado pela Xapuri por ocasião dos 20 anos do assassinato do Chico Mendes, em 2008.

A atividade contará com a presença de Angela Mendes, filha de Chico Mendes; Raimundo Mendes de Barros, primo e companheiro de lutas de Chico Mendes; Júlia Feitoza Dias, companheira de lutas e apoiadora de Chico Mendes no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri; Joaquim Correa de Souza Belo, presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e mais de 30 lideranças comunitárias do movimento extrativista da Amazônia e dos demais biomas brasileiros.

Para celebrar esta grande conquista da Educação brasilense, o Sinpro-DF organizou para o dia do lançamento uma tarde de reflexão sobre o legado de Chico Mendes, composta por: Seminário “Extrativismo e Sustentabilidade – Lições aprendidas e caminhos por percorrer”; declamação do “Cordel para Chico Mendes, por Gustavo Dourado; lançamento do livro “Chico Mendes – Um grito no ouvido do mundo” por Nilo S. Melo Diniz; e, após a abertura da exposição, momento cultural “Banda Talo de Mamona convida Emilia Moreira”. Os(as) participantes do Seminário terão direito a certificado de participação.

Para inscrição e/ou mais informações: contato@xapuri.info ou via zap (61) 99611 6826.

Fonte: SINPRO-DF


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

<

p style=”text-align: center;”> 

continua depois da propaganda