Principal casa de reza dos Guarani-Kaiowá, na aldeia Jaguapiru, a mais populosa do país, foi totalmente queimada na madrugada do dia 08

Por: Helio de Freitas, de Dourados/Campo Grande News

A principal casa de reza dos Guarani-Kaiowá na reserva indígena de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, foi destruída por incêndio na madrugada de segunda-feira (8).

O fogo queimou totalmente a estrutura de madeira coberta por capim sapé. Com pelo menos 17 mil moradores, a reserva de Dourados é a mais populosa do país.

Moradores da aldeia perceberam as chamas no início da manhã e chamaram o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi ao local, mas não conseguiu evitar a destruição total do espaço, considerado sagrado pelos Guarani-Kaiowá.

Em áudio enviado pelo aplicativo WhatsApp, uma moradora da aldeia, chorando, comunicou o fato e pediu para moradores de outras comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.

A casa tem como rezador principal o cacique Getúlio de Oliveira e até agora não há informações sobre o que poderia ter causado o incêndio. Espaço sagrado para os Guarani-Kaiowá, a casa é onde acontecem atividades religiosas, com práticas de cânticos, rezas e danças.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Camiseta Lula

Comentários

%d blogueiros gostam disto: