Pesquisar
Close this search box.
Desgoverno: Terras Indígenas não homologadas estão sem proteção

Desgoverno: Terras Indígenas não homologadas estão sem proteção

Desgoverno: Terras Indígenas não homologadas estão sem proteção

Atualmente, existem 724 unidades de Terras Indígenas, destas, apenas 487 são homologadas e reservadas. O restante se encontra em processo de identificação ou declaração…

Por Duda Meirelles

No apagar das luzes de 2021, em 29 de dezembro, o governo Federal cometeu mais uma perversidade contra os povos originários. Em uma canetada, o coordenador-geral de Monitoramento Territorial da Funai, Alcir Teixeira, retirou do órgão a legitimidade para realizar a proteção territorial nas territórios que ainda não foram homologados. 

Este ato significa que a Funai só poderá proteger as áreas homologadas, ou seja, terras que já foram demarcadas e já tiveram seus limites territoriais homologados pela Presidência da República.

Na prática, a canetada determina que crimes ambientais em terras não demarcadas, conflito e invasões passam a ser de responsabilidade da Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, Ibama, Sema e Sedam.

Atualmente, existem 724 unidades de Terras Indígenas, destas, apenas 487 são homologadas e reservadas. O restante se encontra em processo de identificação ou declaração.

Criança Yanomami em estado grave. Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica
Criança Yanomami em estado grave. Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica

Um relatório divulgado pelo Centro de Documentação da Comissão Pastoral da Terra (Cedoc/CPT) revela que o número de mortes em conflitos por terras entre janeiro e agosto de 2021 aumentou 1.044% em comparação ao mesmo período no ano de 2020, sendo as maiores vítimas os indígenas Yanomamis, que representam 101 (pelo menos 45 crianças) dos 103 óbitos, em contraponto com os 9 que ocorreram em 2020.

Todas essas mortes foram causadas durante invasões de garimpeiros ao território Yanomami. A sanha dos oportunistas que buscavam ouro resultou em assassinatos, ameaças ao território, contaminação da água por mercúrio, agressões, desmatamento, e transmissão de doenças, incluindo a Covid-19. 

Leia aqui a íntegra do relatório da Comissão Pastoral da Terra

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes