Pesquisar
Close this search box.
Queimadas: Povo Xavante enfrenta o fogo

Queimadas: Povo Xavante enfrenta o fogo

Queimadas: Povo Xavante enfrenta o fogo

Ano passado (2020), as queimadas foram piores, porém eles tinham o auxílio da brigada Antifascista. Com o COVID, esta ajuda é uma incógnita…

Por Laís Vitória Cunha de Aguiar / Jornalistas Livres

“Antigamente não havia muitas queimadas, só havia queimada pra fazer caçar, casamento, ritual…Antigamente a queimada pra fazer caçar tinha limite. Hoje tem muitas queimadas, muita destruição do cerrado (…) E nós somos o povo do cerrado.” -Libêncio Xavante.

A rodovia (BR-70), no Mato Grosso, perpassa o território do povo Xavante (Sangradouro), o que facilita para os fazendeiros invadirem as terras e botarem fogo.

Moradores carregam corpo de animal morto no incêdio (2020). Por: Libêncio Xavante
Moradores carregam corpo de animal morto no incêdio (2020). Por: Libêncio Xavante

Na aldeia Abelhinha, eles estão tentando criar uma brigada para combater o fogo. De acordo com moradores, as queimadas aumentaram exponencialmente ano passado, causando crises respiratórias em crianças e idosos.

Com o sistema de saúde em crise por causa do Covid, seria extremamente perigoso levar as crianças e idosos até os hospitais, e por isso estão ainda mais preocupados com a questão das queimadas.

Eles não têm acesso aos medicamentos normalmente utilizados para o tratamento de doenças respiratórias, e com as queimadas não conseguem achar as plantas medicinais que utilizariam no tratamento.

Cerrado em fogo. (2020) Crédito: Libêncio Xavante
Cerrado em fogo. (2020) Crédito: Libêncio Xavante

O período de queimadas vai de julho até setembro, e por isso eles estão tentando se preparar o quanto antes. Todavia, não tem dinheiro para comprar os equipamentos necessários. Assim, o objetivo é criar uma brigada que fique responsável por cuidar do fogo cada vez que ele ocorrer.

Ano passado a brigada Antifascista, de São Paulo, havia colaborado com os moradores da região. A questão é que se eles não forem vacinados (os membros da brigada), não poderão ir até Sangradouro e os indígenas não terão ninguém para ajudá-los e nem o equipamento.

Eles estão totalmente sozinhos, e mesmo sabendo como utilizar os instrumentos necessários para acabar com as queimadas, sem o equipamento não poderão fazer nada. Por isso, apesar do desejo de proteger sua terra, não estão próximos de consegui-lo.

 

Fonte: Jornalistas Livres

 

[authorbox authorid=”” title=”Sobre o Autor”]


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

 

 
 
 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes