Pesquisar
Close this search box.
Pudim de claras: Deliciosa herança lusitana

Pudim de claras: Deliciosa herança lusitana

Pudim de claras: Deliciosa herança lusitana

Por Lúcia Resende

Temos buscado, a cada edição, resgatar receitas tradicionais, costumes familiares, enfim, contribuir para a preservação da cultura gastronômica por vezes tão atropelada pelos “fast foods” das esquinas modernas.

Do colonizador, “além do sangue lusitano, da boa dosagem de lirismo e da sífilis, claro”, como bem lembrou o poeta, herdamos rica influência na nossa culinária. Quando o assunto é sobremesa, impossível não recordar uma receita de além-mar.

Aqui, vamos falar do pudim Molotov ou pudim de claras, simplesmente. Esta é uma boa forma de aproveitar as claras que sobram de diversas receitas, entre elas a da brevidade, delícia de que falamos na edição anterior, ou do pão-de-ló,  quindim, fio-de-ovos, dos ovos moles, da baba-de-moça, do toucinho do céu, entre outras tantas da famosa “Doçaria Conventual” portuguesa.

Pudim de Claras de Lúcia Resende

Segundo A. Tavares e Carlos Rocha (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt), o pudim de claras é uma sobremesa de “tempos de guerra” e teria virado pudim “Malakoff” na época da Guerra da Crimeia, ocorrida em 1854–1855. Malakoff era o nome de uma fortaleza que protegia a cidade de Sebastopol, onde se deu importante batalha na qual o czar russo foi derrotado.

Mais tarde, por ocasião e influência da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente do ministro dos Negócios Estrangeiros da então União Soviética Vyacheslav Mikalovich Skriabine, chamado na clandestinidade de Molotov, o pudim teria mudado de nome em Portugal.

Feito o registro histórico, o pudim de claras me lembra mesmo é cozinha de casa de mineira, me traz o gosto da infância na roça, onde ovo era fartura e faltavam os variados ingredientes que hoje enchem nossos armários. A simplicidade da receita que não iluda, pois aqui está uma sobremesa simplesmente espetacular!

[divider]Ingredientes[/divider]

  • 6 claras
  • 1 pitadinha de sal
  • 8 colheres de açúcar refinado

[divider]Calda[/divider]

  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água

[divider]Modo de Fazer[/divider]

Em uma panela, leve o açúcar ao fogo até dourar, acrescente a água e faça uma calda em ponto de caramelo. Espalhe a calda ainda quente por toda a forma (própria para pudim). Reserve.

Bata as claras com a pitadinha de sal até ficarem bem firmes. Sempre batendo, acrescente as colheres de açúcar uma a uma. Bata mais um pouco até que fique firme e homogêneo, como um glacê. Coloque as claras na forma com cuidado, ajeitando com uma colher e dando leves batidinhas. Em seguida, asse em banho Maria, em forno pré-aquecido a 200 graus até que fique dourado. Depois de morno (não frio) desenforme com cuidado e leve à geladeira. Gelado, é servir e esperar os elogios!

Atenção: cravo, raspas de limão, baunilha, isoladamente, podem ser acrescentados à receita, para aromatizar.

Bom apetite!


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Caminhando na Floresta

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”nofollow” openin=”newwindow” url=”https://lojaxapuri.info/produto/e-book-caminhando-na-floresta/”]COMPRE AQUI[/button]

Caminhando na Floresta

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

×