Pesquisar
Close this search box.

Araquari, Santa Catarina: Indígenas denunciam incêndio criminoso na Casa de Reza da Aldeia Tarumã

Antes do incêndio, drones sobrevoam a Aldeia Tarumã. Pelo menos três deles. E a presença de desconhecidosnos acessos à Aldeia. E, à noite, a presença de estranhos rondando as casas… E depois o fogo, destruindo a Casa de Reza, espaço de formação e aprendizagem da cultura Guarani. É isso que conta a jornalista Angela Bastos na matéria que se segue. 

Índios denunciam uso de drones sobre aldeias e incêndio em casa de reza em Araquari

A expectativa é que o caso seja investigado pela polícia

Por:  Ângela Bastos

Lideranças indígenas da aldeia Tarumã, em Araquari, norte de Santa Catarina, denunciam um incêndio que afirmam ser criminoso. A Casa de Reza, espaço de formação e aprendizagem da cultura Guarani considerado o “coração da aldeia”, foi destruída. Dias antes, informam os índios, três drones sobrevoaram as casas. Os equipamentos foram vistos em horários diferentes, tanto de dia como de noite, e a cerca de dez metros do chão.

A testemunha indígena contou que por volta das 16h de sexta-feira, três homens a fizeram refém e obrigaram a levá-los até a Casa de Reza. Somente ele estava no local, já que famílias moradoras tinham ido participar de uma cerimônia religiosa numa aldeia próxima. Os incendiários estavam sem camisas e usavam camisetas para tapar o rosto. Não foi possível ver se estavam armados, mas o fato se serem três e ele apenas um teria o intimidado.

Indigenas
Foto: Divulgação

O incêndio se propagou rapidamente por causa do material (capim) que cobria o templo. Conforme o relato, os invasores também forçaram a testemunha a acompanhá-los até a saída da reserva, via Estrada do Inferninho, e seguiram a pé em direção ao bairro Rainha. O caso foi denunciado para servidores da FUNAI através da coordenação regional Litoral Sul e ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A expectativa é que o caso seja investigado pela polícia.

Os índios também denunciam a presença desconhecidos nos acessos e a presença de estranhos, à noite, próximos das casas. A aldeia fica no quilômetro 64 da BR-101, a cerca de cinco km da aldeia Tarumã Mirim, ambas na mesma terra indígena. A reserva tem 21,62 quilômetros quadrados de área.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/indios-denunciam-uso-de-drones-sobre-aldeias-e-incendio-em-casa-de-reza-em-araquari-

Foto: Divulgação

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes