Maiwá Ikpeng e Matari Kayabi: Definições Indígenas de Geografia – Geografia é uma ciência que estuda o Mapa do Mundo

Por Maiwá Ikpeng

Geografia é uma ciência que estuda o mapa do mundo, os países, os homens, as florestas, os rios, os lagos, o sol.

Geografia para mim é uma ciência que estuda os municípios, os estados, as montanhas, os planetas, a terra, os meios de orientação, o movimento de rotação e os terremotos.

Geografia estuda as aldeias, estradas, limites das Terras Indígenas, divisas dos rios, córregos, cidades, cachoeiras, igarapés, onde está a pista de pouso e o campo de futebol.

Geografia estuda os animais, as aves e os peixes.

Além disso, a geografia estuda o Parque Indígena do Xingu, onde tem muitos índios.

O estudo da geografia é muito importante para nós aprendermos.

Geografia é aprender e entender todas as coisas que existem no mundo –

Por Matari Kayabi

Geografia são os continentes Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceânico, a terra, o mar, o sol, a lua e a chuva…

Geografia é a roça, a plantação, a casa, a divisão da terra, a demarcação, o rio, a estrada, o caminho, o fazendeiro, o índio, a cidade, a aldeia, a cachoeira, a montanha, a ave, o animal, o peixe, a lagoa, o estado, o país, a fábrica…

Geografia é um estudo para saber localizar as coisas do mundo e para saber como o mundo funciona…

Geografia é para saber as divisões da terra, saber sobre a demarcação de nossas terras, o que é nosso e o que não é…

Geografia é saber todos os nomes dos países, dos estados brasileiros, das cidades, dos rios…

Geografia é aprender e entender todas as coisas que existem no mundo…

Geografai é tudo o que homem faz na terra e tudo o que homem não faz como: vento, chuva, céu, sol, lua, estrelas…

ANOTE AÍ:

Maiwá Ikpeng e Matari Kayabi – professores indígenas do Xingu, em “Geografia Indígena – Parque Indígena do Xingu”, MEC/SEF-ISA, 1998. Material elaborado durante as primeiras etapas intensivas do Curso de Formação de Professores Indígenas do Parque Indígena do Xingu para o Magistério, projeto iniciado pela AVA – Associação Vida e Ambiente em 1994 e incorporado em 1996 ao ISA – Instituto Socioambiental.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossaLoja Xapuriou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp:61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: