Ninguém solta a mão de ninguém!

Por: Zezé Weiss

O carro alegórico que fechou o desfile da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti trazia estampada a clássica imagem de duas mãos segurando uma flor, envoltas pela frase “Ninguém Solta a Mão de Ninguém.”

Essa mesma frase encerrou a carta lida pela atriz Lucélia Santos no encerramento do encontro “Chico Mendes 30 Anos” em Xapuri, no Acre, em 17 de dezembro de 2018.

Com o uso frequente desse bordão de resistência, muita gente passou a se perguntar sobre sua origem. A resposta veio de um post do jornalista Luís Nassif em suas redes sociais.

Segundo Nassif, durante os tempos da ditadura militar (1964-1985), nos barracos improvisados onde funcionava o curso de Ciências Sociais da USP, vez por outra as luzes eram repentinamente apagadas e os estudantes, em pânico, gritavam no escuro: “Ninguém solta a mão de ninguém!”.

Esse era o mecanismo de defesa para tentar se defender dos algozes da ditadura. Nassif conta também que depois da busca no escuro, os estudantes costumavam fazer uma chamada para se assegurar que todos estavam salvos. Infelizmente, sempre faltava alguém, que por vezes nunca mais aparecia.

Já o desenho que viralizou depois das eleições de 2018 foi criado pela artista plástica mineira e tatuadora Thereza Nardelli, de 30 anos. A frase, segundo Thereza, era repetida por sua mãe, como uma espécie de mantra, nos momentos difíceis da vida.

Thereza explica ainda que o desenho foi feito com intenção de representar conforto. “Ele mostra que nós não estamos sós. Que tem gente por perto, que ninguém está sozinho, e que a gente pode contar um com o outro.”

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Camiseta Paulo Freire

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.