“Os corajosos morrem vivos, e os covardes vivem mortos”

Lepa Radić
 
Por Zezé Weiss
 
 
No mesmo ano de 1941,  no mês de novembro, Lepa e sua irmã Dara foram presas  pelo Ustaše. Em 23 de dezembro, com a ajuda de partidários disfarçados, as duas conseguiram fugir da cadeia.  Em seguida, Lepa se juntou à  7ª companhia partidária do 2º Destacamento Krajiški.
No início de  fevereiro de 1943,  Lepa Radić foi responsável pelo transporte dos feridos na Batalha de Neretva para um abrigo em Grmeč. Logo depois, ela foi capturada e levada para Bosanska Krupa, onde foi terrivelmente torturada por vários dias e, depois de se recusar a entregar seus camaradas, foi condenada  à morte por enforcamento.
Ao amarrar a corda em seu pescoço, seus captores ofereceram a ela delatar seus camaradas e, assim, se livrar da morte. Ela preferiu “morrer viva” do que se tornar uma delatora. Ao ser interrogada sobre os nomes deles, respondeu:  Vocês vão encontrá-los  quando eles vierem vingar a minha morte. Todos eles foram executados na mesma árvore em que tiraram a vida de Lepa.
 
Como mensagem de despedida, Lepa Radić teria dito: “Os corajosos morrem vivos, e os covardes vivem mortos.” 

Em 1951, Lepa recebeu a Ordem do Herói do Povo por seu papel no Movimento de Resistência contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. 
 
Fontes:
 
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 
CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]