Pesquisar
Close this search box.

Benki Ashankinka, um jovem filho da Terra: Vamos esperar [a floresta acabar] , ou vamos mudar a história?

Mensagem de Benki Ashaninka, um jovem filho da terra, uma promissora liderança da floresta –

Gostaria de dizer algumas palavras que representam o sonho da minha vida. Sou Benki, um jovem filho da terra. Estou aqui em nome do meu pai, Antonio, e da minha mãe, Francisca.

Para mim, a floresta faz parte de um ciclo de vida em que eu faço parte como um Ashaninka, quando me banhar no rio ou respirar o cheiro puro das flores, quando trabalho de dia ou descanso à noite, quando eu como frutas, ou cantem com pássaros e animais.

A minha felicidade dá-me força para enfrentar o mundo para ajudar o planeta criando um plano estratégico para desenvolver uma forma sustentável e equilibrada para a humanidade. Temos uma preocupação com o que está a acontecer no mundo. Há já muita prova obtida através da investigação que aponta para os problemas causados pela desflorestação, pela poluição dos rios, pela extração de ouro, pela extração de petróleo, pela criação de sementes modificadas, pela construção de estradas e barragens, por a poluição causada por indústrias e lixo.

As políticas do nosso governo agora tornam-nos ainda mais apreensivas, com as suas empresas para a construção de barragens, para a destruição da floresta, a extracção de minerais, com a sua redução de terras indígenas, o seu investimento na criação de gado e na plantação de monoculturas com o uso de venenos que destruirão os nossos rios. O que vamos fazer se o nosso governo não souber como refletir sobre os seus planos socioeconômicos, levando o país a um desastre humano?

Eu sei que nós, os Ashaninka, estamos mostrando nossa preocupação ao mundo, realizando projetos que ajudam a gerar sustentabilidade econômica e um maior equilíbrio para todos os seres humanos, criando projetos sociais para escolas, e gerando consciência de modo a manter um planeta mais limpo e mais rico , plantando florestas e tomando conta da terra como parte das nossas vidas.

Queremos que todas as nações do mundo alertem e alertem o nosso governo para acordar e voltar um pouco. Para que admita que cometeu erros que estão agora a matar-nos a todos. Esta mensagem vem da terra, como um pedido para a humanidade compreender que somos seres transitórios aqui e não podemos simplesmente olhar para o seu próprio bem-estar. Temos de olhar para as gerações futuras e o que vamos deixar para eles.

Temos de pensar nos nossos filhos e na terra. Não podemos deixar o país empobrecido e envenenado, como está a acontecer agora. Hoje, já podemos ver grandes desastres que começam a acontecer, pessoas que emigrar dos seus países em busca de água para beber e comida para comer. Vemos uma guerra a passar pelo dinheiro agora, e em breve vamos ver a guerra pela água e pela comida.

Por favor, dê atenção ao que estou dizendo. Vamos esperar, ou vamos mudar a história? Junte-se a nós!

Benki, filho da Terra

 

ANOTE AÍ:

Benki Ashaninka – Líder indígena do povo Ashaninka. Acusado injustamente de agressão caluniosa a madeireiros, Benki foi indiciado pelo Ministério Público do Acre, e pode ser condenado de dois a oito anos de prisão. O caso gerou, nos últimos dias, comoção nacional e internacional. A Xapuri acompanha o caso e se solidariza com Benki e com os povos da floresta.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes