19 DE ABRIL – DIA NACIONAL DO ÍNDIO!

“… já estamos conversando com vários líderes indígenas que fizeram história na luta pela terra e pela defesa da FUNAI, para um grande Encontro, o Encontro dos Sábios, homens e mulheres… Mas para participar tem que ter o olhar com brilho das estrelas… forte e adivinhador… Sóbrio como o por do Sol…”

Querido Marcos Terena,  queremos muito saber mais sobre este “Encontro de Sábios”! E, para celebrar este Abril Indígena, compartilhamos essas lindas memórias suas com o Raoni. Gratidão a vocês dois por tudo o que fizeram e fazem pelos povos indígenas do Brasil. Segue o seu texto, amigo:

Da página do Marcos Terena no Facebook:

Chefe Raoni Mentuktire que junto com Krumare e Kremoro Txucarramãe nos anos 80, aprendi a conhecer o espírito de guerra para defender suas terras. “o invasor é um ladrão que entra na sua casa para te roubar…”.

Agora já estamos com mais de 60, 70 anos e continuamos a lutar…

Através do Comitê Intertribal (ITC), que acaba de lançar o Documentário “O ÍNDIO VELHO – MEMÓRIA ANCESTRAL’, graças ao apoio do Fundo Nacional do Idoso, já estamos conversando com vários líderes indígenas que fizeram história na luta pela terra e pela defesa da FUNAI, para um grande Encontro, o Encontro dos Sábios, homens e mulheres…

Mas para participar tem que ter o olhar com brilho das estrelas… forte e adivinhador… Sóbrio como o por do Sol…

Não esqueçam dos fatos, das histórias e das memórias ancestrais indígenas que só aprendemos quando podemos conversar com eles mesmos…

Então, vamos nessa!!!

Marcos Terena – Foto do Facebook

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria.Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Krenak: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-krenak/

Comentários

%d blogueiros gostam disto: