Especialistas defendem que conhecimentos indígenas são essenciais para enfrentar mudanças climáticas

Indígenas da etnia Bororo Boé durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Foto: Agência Brasil/Marcelo CamargoIndígenas da etnia Bororo Boé, no Brasil. Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Indígenas lançam rede para ampliar acesso a finanças do clima

Durante o evento, foi lançada a Rede de Especialistas Indígenas em Finanças do Clima, que reunirá 17 lideranças da América Latina e Caribe com o intuito de promover a participação dos povos indígenas em programas de financiamento nacionais e internacionais. O objetivo do organismo é garantir a inclusão, transparência, responsabilidade e eficácia nos processos de alocação de verba para a ação climática.

A expectativa é de que a rede se torne uma referência técnica na formulação participativa dos projetos do Fundo Verde. “Essa reunião gerou muitas ideias concretas e forjou relações pessoais e redes de trabalho em desenvolvimento. Espero ansiosamente trabalhar com os participantes do evento para transformar essas ideias em atividades do Fundo Verde para o Clima”, afirmou a conselheira regional da América Latina da instituição, Mayté González.

Sobre o Fundo Verde para o Clima

O Fundo Verde para o Clima foi criado em 2010 pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) com o objetivo de contribuir, de maneira significativa e ambiciosa, com as metas impostas pela comunidade internacional para combater as mudanças climáticas.

Para isso, o organismo financia projetos e programas de mitigação e adaptação às mudança climáticas, do setor público e/ou privado, que promovam um desenvolvimento de baixo carbono e resiliente ao clima.

A FAO apoia em nível mundial a formulação de diversos projetos que são apresentados ao Secretariado do fundo, a fim de financiar iniciativas destinadas a combater as mudanças climáticas.

Fonte: https://nacoesunidas.org/especialistas-defendem-que-conhecimentos-indigenas-sao-essenciais-para-enfrentar-mudancas-climaticas/

ANOTE:

Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece nosso trabalho em defesa do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e da Demcrocacia.

VISITE NOSSA LOJA SOLIDÁRIA: https://www.xapuri.info/loja-solidaria/

No dia em que não houver lugar para o índio no mundo, não haverá lugar para ninguém.” – Ailton Krenak

Camiseta Krenak

Comentários

%d blogueiros gostam disto: