Por Eduardo Galeano

Em 1537, o papa Paulo III ditou sua bula Sublimis Deus.

A bula entrou em choque contra aqueles que, desejando saciar sua cobiça, se atrevem a afirmar que os índios devem ser dirigidos à nossa obediência, como se fossem animais, com o pretexto de que ignoram a fé católica.

E em defesa dos aborígenes do Novo Mundo, estabeleceu que eles são verdadeiros homens, e como verdadeiros homens que são podem usar , possuir e gozar livre e licitamente de sua liberdade e do domínio de suas propriedades, e não devem ser reduzidos à servidão.

Na América, ninguém tomou conhecimento.

Eduardo Galeano – Escritor da Resistência  – em “O Filho dos Dias”, Editora L&PM, 2a Edição, 2012.

Nota da Xapuri: Nada mais atual. Até hoje, no Brasil, tem gente que não se conscientiza, nem toma conhecimento. Muita luta pela frente!

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: