A cada salsicha consumida, menos 15 minutos de vida

Em toda festa caseira, em toda porta de escola, em toda praça brasileira, do Chuí ao Caburaí, as chances são grandes de se encontrar um suculento cachorro quente, essa mistura sedutora de salsicha com pão, farto molho de tomate e, claro, muita batata palha. Tudo industrializado, off course!

Qual o problema? Em estudo publicado pelo conceituado British Medical Journal, pesquisadores indicaram que a salsicha, esse embutido industrializado, presente nas geladeiras das casas de todos os continentes, reduz em 15 minutos a vida humana a cada unidade consumida.

O estudo corrobora o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que o consumo de alimentos processados com produtos químicos, como os nitritos e nitratos de sódio, como as salsichas, tem alto poder carcinogênico, ou seja, pode trazer um câncer para a sua existência.

Por outro lado, o método de defumação, usado para prolongar a validade do produto, utiliza o alcatrão, presente na fumaça do carvão. Embora pouco se saiba sobre os impactos desse processo na saúde humana, entre os pesquisadores há consenso de que a defumação é capaz de danificar a estrutura do DNA das células, dando origem a mutações genéticas que, por sua vez, também podem causar câncer.

A boa notícia é que, no mesmo estudo, a pesquisa indica que o café, ao contrário da salsicha, prolonga a vida humana. Duas ou três xícaras de café por dia, e as chances são de que você fique pelo menos mais um ano no espaço físico deste nosso planeta Terra.

Eduardo Pereira
Sociólogo
@weiss_guru

ANOTE:

Este site é mantido pela venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece nosso trabalho em defesa da Cultura, do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida.

VISITE NOSSA LOJA SOLIDÁRIA: https://www.xapuri.info/loja-solidaria/

Camiseta Virgulino Lampião

Comentários

%d blogueiros gostam disto: