A cafeína não ajuda nenhuma pessoa bêbada a ficar sóbria. Na maior parte dos casos, pra curar bebedeira, só o tempo. Pro porre ser menor, comer antes de beber pode atrapalhar um pouco o aumento do álcool na corrente sanguínea.

Por Eduardo Weiss

Você já passou por isso? Bebeu demais na festa e, então, pra manter a sobriedade, tomou aquele super copo de café amargo? Esquece, a mistura de café com álcool não baixa a sua embriaguez, pode até te “acordar” um pouco, mas não te deixa mais sóbrio. Pior, gera sérios riscos para a sua saúde.

Segundo a dra Mary Claire O´Brien, diretora da Wake Forest School of Medicine, que realiza estudos sobre a relação entre a cafeína e o álcool, essa é uma “tempestade perfeita”.

A cafeína é um estimulante que, ao bloquear uma substância chamada adenosina, deixa o organismo em estado de alerta e faz a gente se sentir com menos cansaço. Em um primeiro momento, o álcool, ao liberar dopamina, também funciona como um estimulante, porém não cria um estado de alerta.

Ao contrário, depois da ingestão inicial, o álcool libera a GABA, uma substância que resulta em sedação, deixando as pessoas cansadas e sonolentas.

O risco da combinação de cafeína com álcool aumenta quando, ao combinar essas duas substâncias, seu cérebro cria uma falsa sensação de segurança e aptidão, deixando você achar que está mais desperto e menos bêbado, o que, de fato, não acontece.

E aí é que mora o maior perigo. Há pessoas que, depois de um café, insistem em dirigir, dizendo que o efeito do álcool já passou. Só que, se uma criança atravessar a rua inesperadamente, a reação da pessoa pode não ser rápida o bastante e, as- sim, ela pode acabar causando uma tragédia.

Ou, segundo a Dra. O´Brien, ao experimentar essa falsa sensação de sobriedade, as pessoas podem voltar a beber, correndo o risco de sofrer uma intoxicação.

Moral da história: a cafeína não ajuda nenhuma pessoa bêbada a ficar sóbrio. Na maior parte dos casos, pra curar bebedeira, só o tempo. Pro porre ser menor, comer antes de beber pode atrapalhar um pouco o aumento do álcool na corrente sanguínea.

Especialistas também dizem que alternar bebida alcoólica com água ajuda. Não diminui a absorção do álcool pelo organismo, mas, ao deixar seu corpo mais hidratado, pode deixar menos espaço para o álcool na sua celebração.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuriinfo.dream.press. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiencia do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

5 Respostas

  1. Larissa

    Oii tomei 2capsulas de cafeína pura e antes me esqueci q havia ingerindo bebida álcool vodika e estou tremendo muito e me sentindo fraca tem como fazer isso parar pra melhorar o me quadro?

    • Zezé Weiss

      Por favor, procure um médico.

  2. Hanzo

    Bom dia, em uma festa da qual não quero dormir cedo, tomar cafeína (cápsula 200mg) junto da bebedeira me fará continuar acordado?

    • Eduardo Pereira

      Provavelmente não. O melhor é descansar antes, divertir-se muito e, depois da festa, dormir o sono dos justos, sem o organismo intoxicado por perigosas misturanças.

%d blogueiros gostam disto: