Álcool e Cafeína: Uma combinação perigosa 

Você já passou por isso? Bebeu demais na festa e então, pra manter a sobriedade, toma aquele super copo de café amargo? Esquece, a mistura de café com álcool não baixa a sua embriaguez, pode até te “acordar” um pouco, mas não te deixa mais sóbrio. Pior, gera sérios riscos para a sua saúde.

Segundo a dra Mary Claire O´Brien, diretora da Wake Forest School of Medicine, que realiza estudos sobre a relação entre a cafeína e o álcool, essa é uma “tempestade perfeita”.

A cafeína é um estimulante que, ao bloquear uma substância chamada adenosina, deixa o organismo em estado de alerta e faz a gente se sentir com menos cansaço. Em um primeiro momento, o álcool, ao liberar dopamina, também funciona como um estimulante, porém não cria um estado de alerta. Ao contrário, depois da ingestão inicial, o álcool libera a GABA, uma substância que resulta em sedação, deixando as pessoas cansadas e sonolentas.

O risco da combinação de cafeína com álcool aumenta quando, ao combinar essas duas substâncias, seu cérebro cria uma falsa sensação de segurança e aptidão, deixando você achar que está mais desperto e menos bêbado, o que, de fato, não acontece.

E aí é que mora o maior perigo. Há pessoas que, depois de um café, insistem em dirigir, dizendo que o efeito do álcool já passou. Só que, se uma criança atravessar a rua inesperadamente, a reação da pessoa pode não ser rápida o bastante e, as- sim, ela pode acabar causando uma tragédia. Ou, segundo a Dra. O´Brien, ao experimentar essa falsa sensação de sobriedade, as pessoas podem voltar a beber, correndo o risco de sofrer uma intoxicação.

Moral da história: a cafeína não ajuda nenhum bêbado a ficar sóbrio. Na maior parte dos casos, pra curar bebedeira, só o tempo. Pro porre ser menor, comer antes de beber pode atrapalhar um pouco o aumento do álcool na corrente sanguínea.

Especialistas também dizem que alternar bebida alcoólica com água também ajuda. Não diminui a absorção do álcool pelo organismo, mas, ao deixar seu corpo mais hidratado, pode deixar menos espaço para o álcool na sua celebração.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826. Camiseta Maria Bonita

 

2 Responses

  1. Hanzo

    Bom dia, em uma festa da qual não quero dormir cedo, tomar cafeína (cápsula 200mg) junto da bebedeira me fará continuar acordado?

    Responder
    • Eduardo Pereira

      Provavelmente não. O melhor é descansar antes, divertir-se muito e, depois da festa, dormir o sono dos justos, sem o organismo intoxicado por perigosas misturanças.

      Responder

Comentários

%d blogueiros gostam disto: