Daqui do lado de baixo do Equador, o inverno chegou às 13h38 do dia 21 de junho, horário de Brasília. Em entrevista à jornalista Mara Régia, do Programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia, a escritora Sonia Hirsch, autora de mais de 20 livros sobre saúde e alimentação, saudou a chegada da estação mais fria do ano com dicas e receitas.

Para Sonia, a melhor maneira de enfrentar o frio é se hidratar e se agasalhar: “Se você tem o hábito de beber coisas geladas, isso não é bom no inverno. Porque no inverno a gente deve colocar coisas quentes para dentro. No máximo na temperatura ambiente. O frio do lado de fora vai esfriar o líquido que está dentro do corpo da gente. Afinal, nós somos 50% a 80% água, nós somos líquidos. Então, a gente não pode deixar de se hidratar, porque o corpo precisa distribuir e repor líquidos que a gente perde”.

Sonia recomenda a ingestão de água morna e caldos durante o frio. “Água quentinha é maravilhoso, porque a gente tem dentro do corpo uma espécie de caldeira para manter esse calor. Então, uma coisa que já está quentinha reforça esse sistema de aquecimento. E digo mais: água quente para você fazer e deixar numa garrafa térmica e ir bebendo, pode ser um chazinho também, mas os caldos é que são fantásticos para hidratar. Porque além de ter a água que a gente precisa, eles têm nutrientes também e são muito adequados para essa época”.

Um dos caldos que Sonia indica é o de vegetais. “Pega os vegetais que estão na geladeira, põe bastante água e deixa ferver uns 40 minutos, coa e utiliza só o caldo. Quando puser para ferver, colocar alho, cebola, gengibre e outros temperinhos como tomilho, que é muito bom para imunidade”.

Fonte: www.ebc.com.br

Anúncios

Comentários