Qual é a postura mais saudável para dormir?

No momento de ir dormir, cada pessoa tem uma posição que a considera mais confortável para adormecer. Mas qual é a melhor posição ideal para dormir? Existe uma postura ideal para evitar dores nas costas?

Depois de inúmeros estudos, os especialistas recomendam uma série de posições que podem ser ideais para você dormir melhor, mesmo que avisem que não há uma posição perfeita para dormir. Neste artigo, tentaremos responder a todas essas questões e analisar as posturas mais utilizadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda descansar completamente, porque o sono é fundamental para uma boa saúde. Para isso, a educação postural é primordial. Você também terá que levar em conta que além de uma posição adequada, você tem que tentar obter um bom travesseiro e um colchão confortável. Dois fatores que ajudarão você a aproveitar ao máximo seu sono.

Qual é melhor posição para dormir?

A melhor posição para dormir é no lado esquerdo do seu corpo.

dormir

Sem dúvida, a postura mais saudável, segundo a maioria dos especialistas é dormir no lado esquerdo. Esta posição ajuda a reduzir o ronco enquanto melhora a respiração, além de também ser bastante benéfica para a coluna e ajudar a prevenir a azia.

Dormir de lado favorece os processos do sistema linfático usado pelos mamíferos para limpar os resíduos do organismo. Em caso de gravidez ou sofrendo de lombalgia, esta também é a posição mais recomendada.

Outras posições comuns, mas menos recomendadas:

Face para baixo

dormir

Essa é uma das posturas mais comuns do sono e ao mesmo tempo menos recomendada. Dormir com a face para baixo produz muita tensão no pescoço e o uso continuado dessa postura pode levar a tendinite ou lombalgia. Se você está acostumado a dormir de barriga para baixo, recomendamos que você troque o travesseiro e verifique se ele é fino o suficiente para evitar o estresse lombar. Embora o mais aconselhável seja que você tente outra posição para dormir que seja mais favorável à sua saúde.

Face para cima

dormir

De acordo com os estudos realizados, esta é a segunda posição mais escolhida pelas pessoas para dormir. Ela ajuda a evitar dores na coluna, uma vez que permanece retal e também pode retardar as rugas em longo prazo. Para dormir de costas da maneira ideal, o travesseiro deve ser alto o suficiente para que a cabeça repouse sem cair para trás. É aconselhável que os braços estejam em posição estendida ou apoiada no peito, se por qualquer circunstância tivermos menos espaço na cama. Isso ajudará os nervos em nossas extremidades a não sofrer tanto.

Nem tudo será vantagem, portanto, não é a posição de dormir mais aconselhável. O maior inconveniente para as pessoas que dormem nessa posição é a tendência de roncar ou ter apneia do sono.

Dicas para uma boa noite de sono

Dr. Arthur Frazão – Clínico geral

Algumas dicas para uma boa noite de sono são simples mas importantes, como:

  1. Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;
  2. Mantenha um ritmo de sono: vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;
  3. Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;
  4. Evite fazer anotações, ler ou assistir a TV na cama;
  5. Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
  6. Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;
  7. Escureça tudo! Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
  8. É difícil dormir sentindo fome; coma algo leve antes de deitar-se: uma maçã é uma boa opção;
  9. Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o diaou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;
  10. Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia- a dia, especialmente da segunda parte do dia.

Benefícios do sono para pele

O sono reequilibra o organismo produzindo serotonina, um hormônio responsável pela sensação de prazer, impedindo o acumulo de cortizol, melhorando o humor e a boa disposição, assim como aumenta à sensibilidade à leptina hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso qualquer dieta precisa também incluir pelo menos 7 horas de sono consistentes para uma mulher ativa e saudável ficar linda.

Dormir bem é sinônimo de vários benefícios o corpo, porque:

  • O rosto é um dos principais indicadores de uma noite mal dormida: intensifica as marcas das linhas de expressão, já que quem não relaxa durante a noite movimenta mais o rosto que amanhece inchado, nitidamente sem brilho, com os vasos sanguíneos congestionados que prejudica a oxigenação causando as olheiras;
  • Os olhos ficam secos e irritados, acarretando ardência, vermelhidão e falta de brilho;
  • O hormônio do crescimento, que é responsável pela renovação dos músculos evitando a flacidez muscular é liberado em grande parte durante o sono, por isso a falta de sono causa flacidez;
  • A falta de descanso engorda, pois deixa o metabolismo lento e o menor gasto de energia aumenta o mecanismo de estocagem das sobras  resultando em gorduras localizadas;
  • O cabelo fica fraco já que com a redução de energia do organismo, os fios de cabelo deixam de receber a quantidade de nutrientes que estava reservada a eles e enfraquecem.

Para melhorar a qualidade do sono é muito importante estabelecer um horário regular para dormir e acordar, pois assim o relógio biológico funciona melhor.

ANOTE AÍ

Fontes: Site de curiosidades e Tua Saúde

Comentários

%d blogueiros gostam disto: