Planejar as tarefas do dia a dia ou reconhecer ambientes que sempre foram familiares podem começar a se tornar um desafio para determinadas pessoas. Essas podem ser características de uma alteração cognitiva, chamada Mal de Alzheimer, que afeta sobretudo a memória.

Pequenas tarefas, como lembrar o nome de um parente distante ou os detalhes do último episódio da novela, começam, pois, a exigir um esforço maior do cérebro.

Uma vez que a pessoa percebe os sintomas, surge a pergunta: porque eu tenho isso? Ainda é difícil explicar o motivo pelo qual a doença aparece, mas ela tem se tornado cada vez mais comum. Então, a suposição é que pode estar relacionada à morte de neurônios devido ao acúmulo de uma substância – o que afetaria diretamente a memória.

A ciência ainda precisa evoluir no entendimento sobre o Mal de Alzheimer, o que pode fazer com que o diagnóstico seja muito mais baseado na história contada pelos pacientes e familiares – mas sempre tendo a ajuda de exames específicos.

POSSÍVEIS CAUSAS

É raro o Alzheimer surgir antes dos 60 anos, mas o fator genético pode influenciar bastante. Ter um parente de primeiro grau com a doença aumenta entre 10% e 30% as chances de desenvolvê-la, e ter dois ou mais irmãos triplica o risco!

Normalmente, quanto mais tarde o problema começa, mais lento será o declínio cognitivo. A boa notícia é que há maneiras de preveni-la, mantendo hábitos de vida saudáveis. Procure cuidar da alimentação, então, mantendo uma dieta adequada e controlando os fatores de risco de doenças cardiovasculares.

COMO PREVENIR

Não é novidade, decerto, que priorizar uma vida ativa também só traz benefícios para a saúde. Quem pratica atividade física pode ter menor incidência e menor prevalência na queda do cognitivo e, consequentemente, do Mal de Alzheimer.

As pessoas mais ativas podem, por isso, ter uma redução de 28 a 45% em comparação aos menos ativos. Outra hipótese apontada em estudos é que atividade física pode ajudar uma área do cérebro responsável pela memória.

Por isso, não perca tempo e se cuide! Nunca é tarde para melhorar a rotina alimentar, rever suas escolhas e movimentar o corpo. Uma vida saudável só traz ganhos para corpo, mente e saúde.

José Eduardo Riceto – Médico Clínico geral da Cia. da Consulta. Matéria publicada no Portal Avosidade

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.