fbpx

Fralda de pano reduz impacto ambiental

Apesar de cogitada como ultrapassada, fralda de pano moderna ajuda na preservação do meio ambiente e diminuição do volume de resíduos.
Usadas antes do surgimento das fraldas descartáveis, as de pano continuam sendo a melhor opção quando o assunto é a preservação ambiental. Mas, não se engane ao pensar que essas fraldas são como as de antigamente. Existem versões modernas com tecidos resistentes e tecnológicos que auxiliam na higienização dos bebês e a diminuir o impacto ambiental.

Por: Thamiris Galhardo – pensamentoverde

Sustentabilidade prejudicada

O consumo das fraldas descartáveis é um dos fatores considerados como mais prejudiciais quando o assunto é a preservação do meio ambiente. Por isso, tem se tornado alvo de muitas críticas, já que em média seis mil fraldas são utilizadas e descartadas nos três primeiros anos de vida da criança. Como cada uma delas leva, aproximadamente, 450 anos para se decompor, é extremamente poluente.

Além disso, para a produção de fraldas são utilizados recursos como a celulose de árvores (plantadas em regime de monocultura) e materiais derivados do petróleo que contaminam o ambiente. Além de substâncias absorventes que podem causar irritações e alergias nos bebês.

Fralda Ecologica

Capazes de se ajustarem ao corpo da criança, conforme seu crescimento, as fraldas de panos com botões de fecho e elásticos caseados nas pernas e cintura, se tornam diferente das antigas fraldas de pano, que necessitavam de alfinetes para serem fechadas. Com uma cobertura extra de revestimento nas perninhas para evitar vazamentos e marcas em peles sensíveis.

Após o uso, é recomendado que armazene as fraldas de xixi em um mesmo balde, separando apenas os absorventes das capas para evitar a propagação do cheiro. Porém, se houver fezes, despeje o excesso no vaso sanitário antes de colocá-las no balde.

Para a lavagem na máquina, acrescente uma colher de sopa de detergente e meio copo de vinagre branco a cada 20 fraldas e dê preferência por um produto que agrida menos o ambiente como os de origem ecológica.

Menor poluição

Anúncios

Com menos recurso para ser fabricada, a fralda de pano dura cerca de três anos, um período que corresponde a 5,5 mil fraldas descartáveis utilizadas. Além disso, não utilizam produtos químicos na composição, o que facilita na degradação e auxiliam o meio ambiente. Portanto, as de tecido são práticas, modernas, sustentáveis e geram uma grande economia financeira.

Quantidade ideal

Se você pretende fazer a transição das fraldas descartáveis para as de pano, é importante que tenha a quantidade certa para não falte durante as trocas do bebê. Por isso, se a criança usa em média 8 fraldas por dia, é necessário que você tenha um estoque de, aproximadamente 30 para que dê tempo de serem limpas.

Fonte: https://www.pensamentoverde.co

m.br/sustentabilidade/fralda-de-pano-reduz-impacto-ambiental/

Anúncios

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

 

Anúncios