Manga na dieta: Cinco benefícios para a nossa a sua saúde

Por: Tatiana Zanin

Além de ser uma fruta vibrante, colorida, perfumada e deliciosa, a manga contém nutrientes importantes como o fósforo, o cálcio, o ferro, o cobre, o zinco, e vitaminas essenciais, em especial o betacaroteno, que em nosso organismo se converte em vitamina A, fundamental para a saúde dos nossos ossos, da nossa pele e da nossa visão.

Considerada também como muito importante na prevenção do câncer e no equilíbrio do colesterol, a manga, abundante nos quintais brasileiros a cada início de ano, traz muitos outros benefícios para a nossa qualidade de vida:

Fortalecimento do Sistema Imunológico: A manga, que tem mais vitamina C que a laranja e o limão, reforça nossas defesas e ajuda a impulsionar nosso sistema imunológico contra as doenças infecciosas, como as gripes e os resfriados.

Prevenção do Risco Cardíaco: Um estudo mostrou que as pessoas que consomem manga regularmente     apresentam níveis mais baixos de proteína C reativa, um indicador de risco cardíaco. Explicação para o achado: as fibras solúveis e os antioxidantes que abundam na manga zelam pelo bom funcionamento das artérias. As fibras baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e a ajudam a controlar os níveis de açúcares no sangue.

Controle do Diabetes: Não só a fruta, mas também as folhas de manga são saudáveis. Para as pessoas que sofrem de diabetes, recomenda-se ferver cinco a seis folhas de manga em um copo de água, deixar repousar durante a noite, filtrar e beber pela manhã para ajudar a regular os níveis de insulina.

Combate ao Câncer: A grande quantidade de fibras e antioxidantes presentes na manga faz dela uma fruta anticâncer. Experimentos sugerem que haveria uma ação especial contra tumores de mama e cólon. No caso do câncer de intestino, é mais fácil entender o porquê da ação protetora: as fibras da manga, famosa pelos fiapos, auxiliam no trânsito intestinal, o que favorece a eliminação de possíveis elementos do cólon.

Perda de Peso: A manga possui muitas vitaminas e nutrientes que ajudam o nosso corpo a sentir-se mais completo. Além disso, as fibras da manga aumentam a função digestiva do nosso corpo, queimando calorias adicionais, o que ajuda na perda de peso.

Fonte: Tua Saúde 

 

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: